Pesquisas indicam que a maioria dos adolescentes com síndrome de Down conseguem um significativo progresso nas habilidades cognitivas e acadêmicas, especialmente em suas habilidades de leitura básica e na capacidade de lidar com números.
Alguns estudos sugerem que esses avanços estariam ligados ao próprio desenvolvimento geral de suas habilidades cognitivas no período. Além disso, outra motivação é o valor prático para seu dia a dia que os adolescentes com síndrome de Down começam a observar no domínio dessas habilidades. Eles querem aprender a ler nomes, notícias, mensagens e instruções, além de também quererem entender e usar seu dinheiro. Dessa forma, uma boa educação durante o Ensino Médio torna-se mais uma forma de estimular sua independência.
Muitos pesquisadores também afirmam que muitos adolescentes com síndrome de Down fazem progressos significativos na fala e no domínio da linguagem nesse período, de forma que essa também deve ser uma prioridade dos pais, professores e terapeutas. A realização de atividades que estimulem essas habilidades ligadas ao currículo escolar e a participação dos pais continua sendo muito importante no desenvolvimento dos jovens.
Fonte: Down Syndrome Education