Após o sucesso na premiação mais importante do cinema brasileiro, o próximo passo da equipe de produção do filme ‘Colegas’ é o lançamento em cinemas de todo o país, marcado para o dia 9 de novembro. O longa foi o grande vencedor da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Conquistou o Kikito de ouro como melhor filme, o prêmio de melhor direção de arte e o prêmio especial do júri para os três protagonistas, Breno Viola, Ariel Goldenberg e Rita Pokk. Além disso, levantou uma importante bandeira pelo fim do preconceito contra as pessoas com síndrome de Down.
Para Marcelo Galvão, diretor e roteirista do filme, a conquista é importante pela valorização de um projeto com inclusão social. O filme procura mostrar de uma maneira leve e descontraída a convivência com pessoas com a síndrome. Marcelo se inspirou no tio, Márcio, que tinha síndrome de Down, e foi uma presença marcante em sua infância justamente pela alegria. Entretanto, uma das preocupações também foi desmistificar o conceito de que as pessoas com síndrome de Down são eternas crianças. “Se nós queremos que eles sejam incluídos na sociedade, se queremos que sejam iguais, temos que mostrar que eles fazem coisas iguais a nós, como roubar e fugir, por exemplo’’, esclarece o diretor.
Marcelo revela que a expectativa é grande para o lançamento nacional já que o filme foi ovacionado em todas as seções. Em Gramado, recebeu uma recepção calorosa do público e foi aplaudido de pé durante e ao final de todas as exibições. Ele conta ainda que, após anos de produção, os atores estão muito ansiosos para o lançamento. Além dos três meses de filmagens, com locações no Brasil e na Argentina, foram quatro anos de ensaio e desenvolvimento. “O roteiro já estava fechado, mas a convivência durante este longo período com o Ariel e a Rita e posteriormente com o Breno provocou algumas alterações e adaptações”.
Apesar de todo o sucesso, o filme ainda está em processo de captação de recursos para a viabilização do lançamento nacional. Toda a equipe de produção e elenco estão empenhados em levantar os fundos necessários até novembro. O público também pode colaborar nestesite. O vídeo foi gravado por parte do elenco e mostra a campanha de arrecadação e o trailer. Vale a pena conferir!
Por Ana Paula Abreu