A criança com SD está pronta para se comunicar antes de ser capaz de falar. Algumas crianças dominam linguagem pragmática e os pré-requisitos da linguagem e estão prontas para usar linguagem para se comunicar dois ou três anos antes de estarem prontas para falar.
A fala é o mais complexo sistema de comunicação porque depende de força muscular e coordenação, e aprimorados movimentos dos órgãos fono-articulatórios. Sistemas de comunicação transicional capacitam a criança a comunicar antes que seja capaz de usar a fala. Isto evita a frustração e permite à criança continuar progredindo em seu desenvolvimento do vocabulário e outras áreas da linguagem enquanto ainda não está fisiológica e maturacionalmente pronta para usar a fala (Kumin,1994). Placas (pranchas) comunicativas com figuras, palavras ou símbolos podem ser usados durante esta fase.
O importante é que, seja qual for o sistema de transição aplicado, os conceitos de linguagem ensinados sejam significativos para a criança, aqueles conceitos que ela realmente quer comunicar. O sistema deve ser funcional para a criança poder expressar seus desejos e necessidades. Desse modo, o sistema de comunicação transicional diminui consideravelmente a frustração sentida pela criança quando não consegue se comunicar com seu ambiente.
Estudos têm demonstrado que o uso de linguagem de sinais ajuda a criança a aumentar seu vocabulário e a desenvolver a linguagem (Acredolo e Goodwyn,1996). Crianças com SD entre oito e 12 meses já podem aprender a usar a linguagem de sinais.