O currículo

Para garantir que os alunos com síndrome de Down tenham acesso ao currículo, é possível que várias atividades e objetivos tenham que ser modificados e adaptados para o seu nível de compreensão e desenvolvimento.

Embora isso possa significar que o aluno com síndrome de Down esteja trabalhando em um nível muito diferente dos seus colegas, não significa que o assunto, tema ou objetivo seja diferente. Em alguns casos, pode ser necessária a adaptação para um formato de texto em leitura fácil, como foco em uma palavra-chave ou conceito específico. Em outros, pode significar simplesmente a oferta de apoio ou explicação adicional.

Como pessoas com síndrome de Down aprendem com mais facilidade por meio dos estímulos visuais, as atividades, ideias e conceitos devem ser diferenciadas e reforçadas visualmente. Sempre que possível, deve-se relacioná-los a experiências do dia a dia.

A linguagem frequentemente terá que ser simplificada e o vocabulário específico de certa área precisará ser esclarecido. Em várias ocasiões, será necessário acessar programas de estudo ou conceitos básicos de estágios anteriores. Métodos alternativos de registro dos trabalhos deverão ser considerados para compensar dificuldades na escrita. O ideal é montar sequências de imagens e/ou palavras e colá-las ou armazená-las nos livros do aluno, além de oferecer textos com espaços em branco para que ele complete.

Com o planejamento, professores podem se organizar a fim de garantir que os conteúdos escolares serão trabalhados da melhor forma possível.

Conteúdo
– Decida qual o foco principal que você deseja que o aluno aprenda, ou seja, selecione os objetivos de aprendizagem que devem ser alcançados.
– Verifique conteúdos relacionados a habilidades e conhecimentos adquiridos anteriormente.
– Certifique-se de que as habilidades pessoais do aluno, como independência e cooperação com colegas, podem ser desenvolvidas.

Abordagem e contexto
– Certifique-se de que os objetivos de aprendizagem sejam divididos em pequenos passos.
– Certifique-se de que os objetivos sejam curtos e possuam foco claro.
– Use material familiar e significativo.
– Insira repetições e reforços adicionais.
– Escolha contextos apropriados: classe inteira, grupo pequeno, parceria com colega, um-a-um.
– Escolha o nível de apoio apropriado: assistente do professor, apoio do colega, apoio do professor da classe.

Apresentação
– Muitos alunos com síndrome de Down aprendem melhor por meio de uma abordagem multissensorial: vendo, copiando, fazendo, sentindo.
– Muitos alunos com síndrome de Down se beneficiam de repetições e ampla variedade de explicações sobre um mesmo conteúdo.
– Apresente todos os trabalhos com apoio visual: material impresso, testes e exercícios de escrita adaptados, cartões, sequenciamento de cartões/frases, diagramas, imagens, fotografias, ícones, símbolos.
– Certifique-se de que instruções orais sejam reforçadas visualmente
– Use materiais concretos e práticos sempre que possível.
– Use linguagem simples e familiar.
– Mantenha as instruções curtas e concisas.
– Reforce instruções com diagramas e signos.
– Foque em palavras-chave e certifique-se de que os significados foram entendidos.
– Reforce visualmente as palavras-chave e o vocabulário específico de determinado tema com símbolos, ícones e diagramas.
– Esteja preparado para usar recursos adicionais/específicos.