Para qualquer criança, é muito mais fácil fazer progressos em áreas cognitivas quando já são capazes de se comportar e de interagir com os outros de uma maneira aceitável socialmente e de responder apropriadamente ao contexto imediato.
Os primeiros objetivos da inclusão social para a criança com síndrome de Down na escola incluem:
– Tornar-se ciente das principais rotinas do dia.
– Aprender a responder e participar apropriadamente.
– Aprender a revezar, compartilhar, dar e receber.
– Aprender a esperar.
– Aprender padrões apropriados de comportamento.
– Aprender as regras da escola e da sala de aula, tanto as formais quanto informais.
– Trabalhar de forma independente.
– Trabalhar de forma cooperativa.
– Desenvolver amizades.
– Desenvolver habilidades práticas e de autoajuda.
– Importar-se com os outros.
Para estimular a inclusão social, é interessante utilizar as seguintes estratégias:
– Encoraje a aprendizagem cooperativa ao trabalhar com um colega ou em grupos pequenos.
– Não coloque a criança sempre com alunos menos capazes ou menos motivados. Alunos com síndrome de Down podem se beneficiar do trabalho com crianças mais capazes se o trabalho delas for apropriadamente diferenciado.
– Considere organizar um revezamento de amigos ou um sistema de colegas.
– Use a ajuda de um colega no lugar da ajuda de um adulto sempre que possível.
– Providencie sessões estruturadas de brincadeiras e diversão, conduzidas por um assistente no pátio de recreio.
– Encoraje habilidades de independência e responsabilidade – por exemplo, compartilhar e distribuir livros, repassar mensagens.
– Encoraje a autoestima e autoconfiança.