Muitas pessoas têm dificuldade com noções matemáticas e as que têm síndrome de Down não são exceção. Para aprofundar esse tema, o professor de matemática Leo Akio Okoyama, do Colégio de Aplicação da UFRJ, identificou as dificuldades dos alunos e apontou métodos em sua tese de doutorado em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo.
O professor apresentou os resultados da sua investigação em uma palestra para pais de pessoas com síndrome de Down promovida pelo grupo RJDown, no Rio de Janeiro, e deu exemplos práticos da melhor maneira de abordar a matéria. Leo Akio falou sobre métodos de ensino como o Numicon, muito usado na Inglaterra.
O vídeo abaixo mostra uma das palestras do professor, “Primeiras noções numéricas em crianças com síndrome de Down”.
Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.
No Facebook, existe um grupo que reúne pesquisadores e interessados sobre a Educação e o Ensino de Matemática para crianças com Síndrome de Down. Para acessar, clique aqui.