Clique no nome do aplicativo para fazer o download:
Meus animais engraçados da fazenda PRO (Minha Fazenda) – São os animais da fazenda (vaca, porco, cavalo, burro, galinha, gato e cachorro) que emitem seus respectivos sons ao toque na tela, além de dizer seu nome em português ao tocarmos na palavra ao lado. Estimula a atenção, concentração, categorização, percepção auditiva e visual, além da nomeação.
If You´re Happy – Dentro deste aplicativo há vários jogos, como o de procurar as partes do corpo de 3 animais misturados, livro para colorir animais, jogo de esconde-esconde de animais e um trem em que os animais estão nos vagões e emitem sons e seus nomes quando a criança toca na tela. Está em inglês, porém podemos utilizar traduzindo para português o nome para a criança. Estimula a atenção, concentração, memória, categorização, percepção auditiva e visual, conceito de cores e coordenação motora fina.
Music Sparkles – Neste aplicativo há vários instrumentos musicais (guitarra, bateria, gaita, violão, sanfona, etc.) que, ao serem tocados pelo paciente, produzem diversos sons, dos mais agudos aos mais graves, além de possuírem o acompanhamento com melodia de outros instrumentos se o paciente quiser. Estimulam a percepção e discriminação auditiva e coordenação motora fina, além do interesse por música.
ISimon DLX – Este aplicativo é muito parecido ao antigo brinquedo “Genius”, em que há 4 cores (azul, vermelho, amarelo e verde) e o paciente tem que seguir a ordem à medida que acende a luz. Possui vários níveis de dificuldade. Estimula a atenção, concentração, memória e conceito de cores.
Abc palavras (site desenvolvedor Technolio Inc) – Um aplicativo muito interessante para pacientes que estão na fase de alfabetização. Nele aparece a imagem de um objeto e as letras que compõem seu nome embaralhados ao lado (divididas por vogais e consoantes). Abaixo aparece seu nome em marca d’agua, como apoio visual. O paciente tem que arrastar as letras em ordem para a formação da palavra e ao final é emitido o som de cada letra e o nome do objeto em questão. Pode ser usado em letras minúsculas e maiúsculas. Estimula a atenção, concentração, reconhecimento de letras e formação de palavras, consciência do som das letras e nomeação.
Abctrace (site desenvolvedor Technolio Inc) – Também muito importante para pacientes em fase de alfabetização. Com o dedo e a ajuda de setas, a criança escolhe uma cor para cada letra do alfabeto. Além disso, emite o som da letra e possui apoio visual e auditivo ligando a letra a um objeto que comece com ela e seu som. Estimula a coordenação motora fina, conceito de cores, aquisição na escrita e sequência das letras do alfabeto e discriminação dos sons de cada letra.
Old MacDonald – Neste aplicativo há vários jogos ligados aos animais da fazenda, como tocar o animal solicitado, encontrar o animal escondido e um teclado com os sons dos animais escolhidos, além de um quebra-cabeças de animais. Está em inglês, porém pode ser traduzido para o português durante a interação com a criança. Estimula a atenção, concentração, percepção auditiva, categorização, noção espacial, coordenação motora fina e percepção visual.
Preschool Toy Phone – Um telefone multicolorido com teclas que permitem a escolha de várias categorias, como números, vegetais, frutas, animais, carros e instrumentos musicais. Ao tocar em um deles, a criança ouve seus sons ou, no caso das frutas e vegetais, seus nomes. Está em inglês, porém também pode ser adaptado durante o uso. Estimula a percepção dos sons, categorização, coordenação motora fina e nomeação.
Baby – Este aplicativo é muito interessante porque contém a divisão das idades em que cada jogo pode ser usado com o paciente, principalmente com bebês. Contém figuras de animais e seus sons, alimentos e seus nomes e jogos da memória de nível fácil. Está em inglês, mas pode ser adaptado durante o uso com o paciente.
Kids Builder – Este aplicativo contém vários cenários (praia, parque de diversões, sítio) em que um casal de porcos pede que a criança escolha a forma que se encaixa em cada objeto do cenário que fica iluminado. Está em inglês, mas pode ser traduzido simultaneamente para o português durante o uso com o paciente. Estimula a atenção, concentração e conceito de formas de uma forma lúdica e interativa.
Tooder Puzzle Shapes – Também trabalha formas geométricas. Dentro de cinco opções, o paciente escolhe ao toque qual forma se encaixa na que está sendo mostrada com um ponto de interrogação. Estimula atenção, concentração, conceito de formas e a percepção visual.
O Verdureiro – Puzzle para Colorir – Neste aplicativo há vários quebra-cabeças de legumes e frutas. Estimula atenção, concentração, categorização, noção espacial, percepção visual e nomeação.
Blocks for Young kids – Este aplicativo lembra muito o antigo jogo “Tetris”, em que a criança tem que encaixar várias formas geométricas que vão aparecendo na tela. Estimula o conceito de formas, coordenação motora fina, percepção visual, noção espacial e resolução de problemas.
Little Writer – The Tracing App for Kids – Este aplicativo estimula o paciente a tracejar através de apoio visual letras maiúsculas, minúsculas, números e formas. Nas letras ele emite exatamente o som de cada uma. Estimula coordenação motora fina, formação de conceitos básicos como formas, letras e números, nomeação além de consciência dos sons das letras.
DotToDot numbers & letters lite – Este aplicativo estimula o paciente a conhecer a sequência do alfabeto ou dos números, que ligados um aos outros com o toque formam um objeto. Está em inglês, mas pode ser traduzido simultaneamente durante a interação. Estimula a sequência lógica, reconhecimento de letras e números, além da coordenação motora fina.
Candy Count – Neste aplicativo cada bala tem uma cor diferente e tem que ser arrastada ao pote correspondente à sua cor. Ao final conta-se o número de balas em cada recipiente. Está em inglês, mas pode ser traduzido simultaneamente. Estimula a associação do conceito de cores, números e coordenação motora fina.
Magic Match Memory, Monster Hunt, Animal Match, Animal Free, Farm Match, Memory cards e Memory Games – São jogos da memória com diferentes níveis de dificuldades e categorias (animais, monstros, carros, frutas, doces, brinquedos, super-heróis, fadas, etc) que na maioria das vezes também emitem o som ou o nome dos objetos a serem memorizados. Alguns podem ser jogados em dupla, Estimulam a memória, atenção, concentração, interação, coordenação motora fina, percepção visual e auditiva e nomeação.
Princess Color, Junior Artist, Color Box HD, Draw & Doodle Free e Paint Sparkles – São aplicativos em que o paciente pode desenhar e pintar e criar diversos desenhos com múltiplas cores. Estimula a criatividade, conceito de cores e coordenação motora fina.
Livros para Crianças Geniais e Histórias de Embalar: HD – Nestes aplicativos existem diversas histórias infantis narradas em português. No segundo aplicativo, as histórias são interativas, então o paciente tem que fazer o que se pede para avançar. Todas estão em português. Estimula o pensamento, criatividade, percepção auditiva e ajuda reforçar o laço familiar.
Andy, Annie, Talking Harry, Dork, Max& Molly e Talking Gina – São aplicativos que estimulam a fala através de personagens que interagem e repetem o que a criança diz com a mesma voz ou vozes diferentes (mais agudas ou graves). Estimulam a atenção, intenção comunicativa, linguagem expressiva e receptiva.
Irritantes Efeitos Sonoros – Este aplicativo possui vários sons separados por categoria, como animais, alarmes, tecnologia etc. Ele estimula o paciente na discriminação auditiva, percepção de sons e atenção.
Dress Style, Sweet Closet, Wedding!, Try it on, Dress Up, Red Carpet, Princess e Style me Girls – São aplicativos em que um homem ou mulher tem que ser montados (olhos, boca, cabelos, etc) e vestidos pelo paciente, cada um em contextos e cenários diferentes. Estimulam a noção corporal, criatividade, raciocínio, planejamento, jogo simbólico e atividade de vida diária (vestir-se).
Salad Maker, Make Lemonade, Cake Maker, Donut, Make Pancakes, Bakery Story e Make Cakes– Estes aplicativos estimulam através da preparação de alimentos o jogo simbólico e a criatividade, além do planejamento, nomeação e estímulo à alimentação.