Evento na Assembléia Legislativa marca comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down em Vitória, no Espírito Santo

Christiane Aquino, do Movimento Down, e os jovens Samuel e Felipe.
Christiane Aquino, do Movimento Down, e os jovens Samuel e Felipe durante o evento.

Na última sexta-feira 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, aconteceu o evento ‘Saúde e Bem-Estar: Acesso e Igualdade para Todos’, na Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo. O encontro promovido pelo Ministério Público do Trabalho e pela a Associação Vitória Down com apoio do Deputado Estadual Claudio Vereza (PT-ES) contou com a presença da representante do Movimento Down, Christiane Aquino.

No evento, dezenas de jovens com síndrome de Down assistiram a palestras  e participaram com perguntas. A empregabilidade de pessoas com a síndrome foi um dos assuntos que despertou maior interesse. Christiane Aquino, assessora internacional do Movimento Down, relembrou que esse foi o tema da Conferência da ONU no ano passado.

Nesta conferência, realizada dia 21 de março de 2013, em Nova York, os diversos países e organizações civis presentes concluíram que o caminho para o sucesso das pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho está baseado em três pilares: educação inclusiva ao longo da vida, treinamento com parceria entre empresa empregadora e escola técnica e cultura empresarial de apoio aos direitos das pessoas com SD sem paternalismos.

Em sua apresentação, Aquino também mostrou os resultados conquistados nos últimos dois anos do Movimento Down, os números de alcance e as principais publicações na área de Saúde: Três Vivas ao Bebê, Cuidados de Saúde para Pessoas com Síndrome de Down e Guia de Estimulação para Bebês com Síndrome de Down.

Além disso, também houve o pré-lançamento da nova publicação em linguagem simples, ‘O Ministério Público do Trabalho e os Direitos dos Trabalhadores’. Cartilha que produzida em parceria com o Ministério Público do Trabalho para que todos os jovens com síndrome de Down possam conhecer seus direitos trabalhistas.

Para encerar o evento comemorativo pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, os jovens Felipe e Samuel, formados pelo curso profissionalizante para Djs organizado pela Associação Vitória Down, fizeram uma apresentação musical e colocaram todo o auditório para dançar.