III Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU, em NY, tem participação brasileira

A autodefensora brasileira Débora Seabra  Crédito da foto: Nominuto
A autodefensora brasileira Débora Seabra
Crédito da foto: Nominuto

Acontece, no próximo dia 21 de março, a III Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. O evento, que tem como tema ‘Saúde e Bem-estar – Acesso e Igualdade para Todos’, contará com a participação da autodefensora brasileira Débora Seabra, que tem síndrome de Down.

Ainda é possível participar. Para se inscrever, clique aqui.
Para acompanhar a transmissão online e ao vivo do evento, clique aqui.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março, chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam a síndrome de Down e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Em 2012, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU.

Em 2014, a Conferência discute o acesso das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências aos cuidados de saúde. A escolha do tema ressalta a necessidade de garantir o direito à saúde, como reconhecido pelo artigo 25 da Convenção das Nações Unidas Sobre Os Direitos das Pessoas com Deficiência. Já que as pessoas com síndrome de Down frequentemente enfrentam desafios nesse sentindo.

Queixas comuns são a falta de atendimento, diagnósticos incorretos devido ao pouco conhecimento ou treinamento inadequado do profissionais, suposições erradas de que todo as as condições são atribuídas ao diagnóstico da trissomia e a recusa em permitir que os pacientes participem nas decisões e planos de tratamento.

O evento é patrocinado pelas Missões Permanentes junto da ONU, da Austrália, Brasil, Índia e Polônia, UNICEF, Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Organização Mundial de Saúde e International Disability Alliance (IDA).

Além da brasileira autodefensora, professora, escritora e atriz Debora Seabra de Moura, do Rio Grande do Norte, os outros palestrantes confirmados para o evento são:

Dr. William Mobley – Estados Unidos – Professor Emérito, Presidente do Departamento de Neurociências e Diretor Executivo do Centro de Investigação e Tratamento da Síndrome de Down da UC San Diego e do Florence Riford de Pesquisa em Alzheimer.

Dr. Yvonne Maddox – Estados Unidos – Diretora Adjunta do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Institutos Nacionais de Saúde e Presidente do Consórcio de Síndrome de Down .

Dr. George Capone – Estados Unidos – Diretor da Clínica e Centro de Pesquisa em Síndrome de Down no Kennedy Krieger Institute e membro do Down Syndrome Medical Interest Group EUA.

Dr John Mayer – Estados Unidos – Professor de Cirurgia da Harvard Medical School, Ex- Presidente da Sociedade de Cirurgiões Torácicos, Cirurgião Cardíaco do Hospital Infantil de Boston.

Olimpíadas Especiais / UNICEF – Programa “Atletas Saudáveis ”, de Intervenção para Crianças com Deficiência Intelectual e Desenvolvimento de triagem e de saúde.

Professor S Suresh – Diretor Chefe Médico, Sistemas Mediscan , Chennai , Índia.

Sheila Heslam – Reino Unido – Diretora de Serviços , Associação Síndrome de Down, apresentando-se com a autodefensora Sara Pickard sobre o novo Livro de Saúde para Adulto com síndrome de Down, para usar com os seus médicos, elaborado em consulta com as pessoas com síndrome de Down, familiares e médicos .

Na página da Conferência WDSD 2014 é possível ao Webcast da ONU (em inglês, espanhol ou português), ver as biografias dos palestrantes e fazer o download das suas apresentações.