Judoca e autodefensor do Movimento Down, Breno Viola foi o homenageado da primeira etapa do torneio estadual de Judô para Todos, realizado no último domingo, dia 15, em Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 70 atletas com deficiência auditiva, visual, intelectual, física ou múltiplas, vindos de diferentes estados brasileiros, participaram da competição.
“Essa homenagem é muito importante, porque faz com que as pessoas com deficiência tenham mais respeito e sejam vistas de uma outra forma, sem discriminação”, disse Breno, bastante emocionado, ao lado de sua namorada, Samanta.
Atleta do Flamengo, Breno Viola foi o primeiro judoca com Síndrome de Down a conquistar a faixa preta no continente americano. Também foi o primeiro brasileiro a viajar para uma competição internacional e a conquistar uma medalha fora do país. O primeiro a conseguir uma medalha na Special Olympics, e o primeiro a chegar ao segundo e ao terceiro graus na faixa preta. Fora do tatame, Breno estrelou o filme “Colegas”.
O I Troféu Breno Viola de Judô para Todos foi organizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) em parceria com a Special Olympics.
Com informações da CBJ Brasil.