Do Norte ao Sul do país, pessoas com deficiência têm a oportunidade de se inscrever em cursos profissionalizantes de diferentes áreas. Cidades como Manaus (AM), Botucatu e Catanduva (SP), Petrolina (PE), além de 31 municípios de Santa Catarina estão com matrículas abertas. No caso do estado catarinense, as inscrições terminam nesta terça-feira, dia 16 de setembro.
Veja abaixo a relação de cursos e informações sobre inscrição:
O Programa Nacional de Qualificação Profissional da Pessoa com Deficiência está com matrículas abertas para cursos profissionalizantes em Manaus (AM).
Há vagas para os cursos de fotógrafo, encanador predial, marceneiro, pedreiro de revestimento, pintor de revestimento, pintor de obras, montador e reparador de computadores, programador web, almoxarife de obras, cadista para construção civil, jardineiro, eletricista, entre outros.
A iniciativa é parte das ações do Plano Nacional de Qualificação das Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que garante o acesso de pessoas do segmento aos cursos oferecidos em institutos federais, no Senai (Serviço Nacional da Indústria), no Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senat (Serviço Social do Transporte).
As pessoas interessadas nos cursos profissionalizantes precisam apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovação de escolaridade do nível exigido para o curso e comprovante de residência.
Locais de matrícula:
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Mutirão de matrículas)
Endereço: Avenida Mario Ypiranga Monteiro nº 1.600
Fone: (92) 3878-0490 – Fax (92) 3878-0584
Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas em Manaus – Adefa
Endereço: Av. Governador Danilo Matos Areosa nº 169, Distrito Industrial
Fone: (92) 3613-1408
Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas – Advam
Endereço: Rua E-16 nº 37, Conjunto ProMorar, Alvorada II, Bairro Planalto
Fone: (92) 3238-2477
Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência do Amazonas – Acerpam
Endereço: Rua Travessa Sião nº 70, Novo Israel, próximo ao CAIC
Fone: (92) 3651-1867/ 9901-1610
Associação dos Surdos de Manaus – Asman
Endereço: Rua E nº 15, Bairro Alvorada II
Fone: (92) 3656-3677
O programa “Pronatec Viver Sem Fronteiras”, voltado para qualificar a pessoa com deficiência em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está oferecendo 174 vagas para sete cursos.
Os interessados devem levar o comprovante de residência, CPF e a cópia do RG para o Banco Municipal de Emprego (Bamem) que fica no Parque Municipal Josepha Coelho, na região central da cidade, dentro da Superintendência da Juventude, de 7h às 13h.
As pré-matrículas seguem até quando esgotarem as vagas. “A pessoa vai na Secretaria, tem acesso à lista de cursos oferecidos e poderá escolher qual vai fazer”, disse a gerente do Bamem, Stifani Barros. Segundo a gerente do Bamem, não é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS) para participar.
Os cursos serão oferecidos pelo Sistema S: Senai, Sest, Senat, Senac e Senar, além de instituições da rede técnica profissionalizante. Outras informações pelo telefone: (87) 3861-9153.
Confira a relação de cursos:
Eletricista de automóvel (Senai) – 19 vagas
Almoxarife (Senac) – 28 vagas
Auxiliar de Recursos Humanos (Senac) – 40 vagas
Eletricista Industrial (IF Sertão-PE) – 18 vagas
Mecânico de Moto (Senai) – 42 vagas
Pessoas com deficiência têm prioridade em 2.166 vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional no Estado de Santa Catarina e podem fazer suas matrículas diretamente em escolas de Ensino Médio de 31 cidades na região. As inscrições para os cursos terminam nesta terça-feira, dia 16 de setembro.
Realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a iniciativa integra o programa federal de qualificação de pessoas com deficiência, que visa a garantir o acesso de pessoas com esse perfil a cursos oferecidos por escolas da Rede Federal de Educação Professional e Tecnológica e dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.
De acordo com a consultora da SDH/PR na região, Stela Maria Moreira Rosa, a prioridade é para alunos com deficiência que estejam cursando o ensino médio ou educação de jovens e adultos. “Esse público não entra em sorteio, realizado pelas escolas estaduais quando o número de alunos é superior ao de vagas”, ressalta.
Para fazer a inscrição, o estudante deve procurar a diretoria de sua escola. Entre as opções, as pessoas com deficiência poderão escolher os cursos técnicos em Arte Dramática, Administração, Agropecuária, Administração, Logística, Design de Interiores, Vendas, Segurança do Trabalho, Redes de Computadores, Recursos Humanos, Administração, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática e Programação de Jogos Digitais.
Os interessados podem obter mais informações diretamente na Diretoria de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, que é parceira da SDH/PR na promoção de iniciativas de qualificação de pessoas com deficiência na região.
Informações de matrícula:
Local: Santa Catarina
Contatos: (48) 3664-0328.
E-mail: edisonll@sed.gov.br
Municípios com oferta de cursos: Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Forquilhinha, Guaramirim, Içara, Irani, Itajaí, Jacinto Machado, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Maravilha, Nova Veneza, Palhoça, Porto União, Presidente Castelo Branco, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Seara, Siderópolis, Sombrio e Tubarão.
SÃO PAULO, Botucatu e Catanduva
Pessoas com deficiência residentes em Botucatu, no interior de São Paulo, passam a contar com um posto de matrícula para cursos de qualificação profissional oferecidos na região. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e da Assessoria em Política de Inclusão Social do município.
Além da oportunidade da matrícula em um curso de capacitação gratuito, o aluno recebe apoio para transporte e alimentação durante todo o curso. Neste período, há inscrições abertas para o curso de Promotor de Vendas, oferecido pelo Senac (Serviço Nacional do Comércio) de Botucatu, com duração de 160 horas/aula e início previsto para o dia 06 de outubro.
A ação é parte do Plano Nacional de Qualificação das Pessoas com Deficiência, que prioriza a entrada de pessoas com esse perfil em cursos técnicos e tecnológicos gratuito. Além do Senac, o Senai (Serviço Nacional da Indústria), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senat (Serviço Social do Transporte) e institutos federais integram a iniciativa nacional.
Informações de matrícula:
Posto de Matrícula para Capacitação em Botucatu
Local: Assessoria em Política de Inclusão Social de Botucatu
Endereço: Praça Pedro Torres, n.100, Centro
Telefone: (14) 3811-1400
No município de Catanduva, no interior de São Paulo, pessoas com deficiência têm prioridade na inscrição para os cursos de Balconista de Farmácia e de Almoxarife, oferecidos gratuitamente no município pelo programa nacional de qualificação profissional, ofertado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em conjunto com o Ministério da Educação (MEC).
Os cursos são realizados pelo Senac (Serviço Nacional do Comércio) de Catanduva e os alunos com deficiência inscritos recebem apoio para transporte e alimentação, de acordo com a carga horária do curso.
Informações de matrícula:
Posto de matrícula em Catanduva (SP)
Local: Coordenadoria de Inclusão da Prefeitura Municipal de Catanduva-SP
Endereço: Rua XV de Novembro nº 1600, Bairro Santa Rosa
Contatos: inclusaosocial@catanduva.sp.gov.br ou (17) 3523 8259