Na semana passada foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Ela tem como objetivo promover e proteger a saúde da criança de 0 à 10 anos, com atenção especial à primeira infância e a populações de maior vulnerabilidade, incluindo crianças com síndrome de Down.
A PNAISC prevê ações que promovam ambientes que facilitem a vida das crianças, com condições dignas de existência e igualdade para o pleno desenvolvimento. A Política foi aprovada por unanimidade no Conselho. A Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), da qual o Movimento Down faz parte, e o Dr. Paulo Bonilha, Coordenador da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, tiveram papel importante na construção da PNAISC.
Essa aprovação representa uma vitória para as crianças brasileiras que terão plena atenção ao seu desenvolvimento e também às suas dificuldades durante a infância, mas é toda a sociedade que irá colher os benefícios das ações da PNAISC.