Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo

Era uma vez um Conto de Fadas InclusivoHoje, dia 18 de abril, é celebrado como o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, escritor que dedicou parte de sua vida à literatura infantil no Brasil. No país, ainda são poucos autores que abordam acessibilidade e inclusão ou que apresentam personagens que possuam alguma deficiência em histórias destinadas às crianças.

Pensando nisso, o fisioterapeuta Cristiano Refosco e o artista plástico Leandro Selister desenvolveram o projeto Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivo, que consiste em uma coleção de 11 livros com textos e ilustrações inspirados em contos infantis clássicos, como Chapeuzinho Vermelho, Aladdin e Cinderela.

O grande diferencial e ponto alto dessa coleção é que os protagonistas apresentam algum tipo de deficiência, como cegueira, paraplegia, paralisia cerebral, malformação congênita, surdez, autismo e Síndrome de Down. De acordo com o escritor, o objetivo principal da coleção é se tornar um instrumento de apoio no trabalho de inclusão de pessoas com deficiência, fomentando a utilização dos livros tanto nas atividades escolares quanto no convívio familiar.

A ideia da coleção de livros partiu do próprio Cristiano, que trabalha há anos na área de neuropediatria com crianças com deficiências. Para ele, as publicações também servirão como uma ferramenta para os indivíduos de diferentes idades   perceberem e respeitarem as pessoas com deficiência, rompendo dessa forma com preconceitos. Através de seus livros, o escritor também acredita que crianças que possuam alguma deficiência vão poder se enxergar em suas histórias preferidas.

No livro escrito por Cristiano, Aladdin é conhecido como Aladown, um valente rapaz com Síndrome de Down que encontra uma lâmpada mágica e passa a contar com a ajuda de um poderoso gênio para viver grandes aventuras. O corajoso jovem se apaixonar pela filha do sultão, Era uma vez um Conto de Fadas Inclusivocujo rosto não pode ser visto por ninguém por guardar um grande segredo. Dessa forma, Aladown resolve conquistar o coração da moça.

A coleção de livros também inclui um CD com audiodescrição das histórias.

Mais informações: http://www.imaginancia.com.br/