Todos nós queremos que nossos filhos sejam independentes, mas às vezes não nos damos conta de que eles não conseguem fazer algo que outras crianças de sua idade já sabem fazer. Então precisamos ser pró-ativos e permitir que nossas crianças tenham muitas oportunidades de adquirir as ferramentas necessárias para realizar suas habilidades para a vida com o máximo de independência. Para uma tarefa diária tão importante, mas ao mesmo tempo bastante complicada como vestir-se, é melhor começar cedo para que quando seu filho chegar no jardim de infância, ele já tenha tido muitas oportunidades de aprender e esteja bem encaminhado para se vestir sozinho.
Abaixo você encontra duas listas. A primeira é a ordem em que as crianças costumam aprender a se vestir, levando em conta a capacidade física e cognitiva para executar as habilidades necessárias. A segunda lista tem dicas e o passo-a-passo para você ensinar seu filho a se vestir.
Descubra em que fase seu filho está na primeira lista e, a partir daí, saiba como ajudá-lo a adquirir as habilidades necessárias para vestir-se adequadamente. Se o seu filho conseguir fazer as coisas em uma ordem diferente do que é mostrado, reorganize a lista para ajudá-lo melhor. Por exemplo, em todos os itens marcados (MF) para coordenação motora fina, o Jett fez mais tarde do que a ordem que aparece na lista. Outra criança com síndrome de Down que eu conheço fez todas as atividades de coordenação motora fina antes das outras tarefas. Para “deleite” de sua mãe, suas habilidades motoras finas fizeram dele um especialista em escapar. Muitas vezes ela sentiu seus bracinhos a abraçando enquanto ela dirigia o carro, muito embora ele tivesse sido muito bem amarrado com o cinto de segurança na cadeirinha no banco de trás do carro!
A lista permite que você observe onde seu filho está e qual é o próximo passo para que você possa deixá-lo experimentar na próxima vez em que ele for se vestir. E então você pode adicionar atividades de apoio, como praticar abotoar a roupa em uma boneca. Deixar seu filho praticar em uma camisa velha e grampeá-la num pedaço de compensado ou MDF . Nesse link tem uma lista de materiais que você pode fazer em casa para ajudar seu filho a adquirir essas habilidades motoras finas.
Diferentes tipos de terapia podem ajudar a desenvolver essas habilidades, como integração sensorial e estímulo dos reflexos.
Veja a ordem de aquisição de competências relacionadas com a forma de se vestir
1 – Levanta os braços para colocar as mangas da blusa e ergue os pés para pôr os sapatos;
2 – Empurra os braços através das mangas e as pernas através de calças;
3 – Puxa as meias e os sapatos e os tira;
4 – Tira o casaco desabotoado;
5 – Tira os sapatos quando os cadarços estão desamarrados;
6 – Ajuda a empurrar para baixo as calças;
7 – Localiza os “buracos” da cabeça e braços das camisetas;
8 – Puxa para baixo as calças com elástico na cintura;
9 – Tenta calçar as meias (MF);
10 – Coloca a camisa que tem botões na frente (sem abotoar);
11 – Desabotoa um botão grande (MF);
12 – Coloca uma camiseta com pouca ajuda;
13 – Coloca em sapatos sem amarrar (pode ser o pé errado);
14 – Coloca meias (pode ter problemas para colocar o calcanhar no lugar certo) (MF);
15 – Puxa para baixo as calças por conta própria;
16 – Sobe e desce o zíper (sem juntar ou separar as duas partes);
17 – Tira a camiseta sem ajuda;
18 – Abotoa botões grandes na frente da camisa (MF);
19 – Localiza a frente de roupas;
20 – Abotoa botões de pressão ou colchetes na frente (MF);
21 – Abre e fecha o zíper do casaco (separando ou juntando as duas partes) (FM);
22 – Calça as luvas (MF);
23 – Abotoa série de 3 a 4 botões (MF);
24 – Abre a fivela do cinto ou do sapato;
25 – Tira camisetas por conta própria;
26 – Fecha a fivela do cinto ou do sapato (MF);
27 – Conecta o zíper do casato e fecha o zíper (MF);
28 – Coloca em meias da maneira certa (MF);
29 – Coloca os sapatos com pouca ajuda (MF);
30 – Sabe diferenciar a parte da frente e de trás da roupa;
31 – Coloca a calça e puxa pra cima;
32 – Coloca o cinto de segurança do carro (MF);
33 – Se veste sem a sua ajuda ou supervisão;
34 – Coloca a camiseta ou suéter corretamente, sempre.
Esta lista foi adaptada de Dunn Klein, M. (1983). Habilidades pré-vestir (rev. Edn). Tucson: Construindo habilidades de comunicação.
Como ensinar seu filho a se vestir
Primeiro, ensine-o a se despir. Uma vez que ele consiga se despir muito bem sozinho, ele estará pronto para se vestir.
Dê a ele muito tempo para que você não tenha que apressá-lo, nem ficar ansiosa. A sua ansiedade pode afetá-lo.
Faça tudo da mesma maneira todas as manhãs. Tire as roupas do armário, coloque a camiseta esticada em cima da cama e virada para baixo, ao lado, a calça com a frente para cima, em seguida, a cueca ou calcinha virada para cima.
Lentamente, siga cada passo com ele, falando em voz baixa. Use apenas as palavras-chave descritas abaixo para cada ação. Mostre o que você está fazendo sem esperar que ele repita. Coloque sua mão sobre a mão dele e faça todos os movimentos junto com ele. Use as pistas verbais de acordo com o nível de entendimento de seu filho. Se ele está começando a falar, use a palavra “pé”. Se já usa algumas palavras, diga “Coloque pé”. Se já está formando frases de duas palavras, diga “Coloque o pé dentro”, etc. Você não deve usar palavras demais e correr o risco que ele perca a palavra-chave que você quer que ele se lembre.
Os passos:
1 – Diga: “Onde está sua roupa?” ou “Onde roupa?” ou “Roupa?”
2 – Diga: “Oh, aqui estão as suas roupas!” “Roupa, aqui!” ou “Aqui!”
3 – Diga: “Sente”. Sente-o em frente da roupa.
4 – “Oh, aqui está sua cueca (calcinha)!”
5 – Coloque a cueca: Diga para ele mostrar os polegares e ensine a ele, pegando em suas mãos, como segurar a cueca com os dois polegares dos lados. Basta dizer “dedão” para o seu polegar e, em seguida, “segura” para um lado, e “dedão” e “segura” para o outro lado.
6 – Puxe junto com ele e abra a cueca (que não deve ser muito apertada). Diga “abre”.
7 – Diga “pé”. Ele coloca um pé em um buraco. Diga “pé”. Ele coloca o outro pé no outro buraco.
8 – Então você diz “puxa” e puxa a cueca até passar dos joelhos.
9 – “Levanta” Então ele se agarra a você e se levanta. Se ele ainda não conseguir ficar em pé, você pode deitá-lo.
10 – “Dedão na frente” Então ele coloca seu polegar no elástico da cintura na frente e segura. Diga “segura frente”. Diga “dedão atrás” e coloca o polegar em sua faixa da cintura na parte de trás e segura. Diga “segura atrás.”
11 – Diga “puxe pra cima”.
12 – “Sente” Então ele se senta novamente e faz o mesmo processo com as calças.
13 – Para a camisa, eu recomendo cabeça primeiro, depois os braços, dizendo: “Cabeça” e “braço”, “braço”.
Dia 1, você faz todo o processo com sua mão sobre a dele para cada movimento.
Dia 2, ele faz a parte dos braços sozinho no Passo 13, você diz “braço” e faz uma pausa para dar a ele a chance de fazer.
Dia 3, ele coloca os braços sozinho.
Dia 4, ele coloca a cabeça e os braços. Uma vez que ele entende toda a sequência de colocar a camisa, então ele vai automaticamente organizar os movimentos juntos em grupo em sua mente. Em seguida, você pode simplesmente dizer “camisa”, e ele faz todas as etapas pra colocar a camisa.
Dia 5, ele puxa para cima as calças sozinho e, em seguida, coloca a camisa … etc.
Dizer coisas como “muito bem” ou “é isso aí” a cada vez que ele faz alguma coisa sozinho.
Na vida real, as coisas não funcionam perfeitamente todas as manhãs! Então, depois que ele conhecer toda a sequência, você pode fazer coisas como desarrumar as roupas e pedir a ele para colocá-las na ordem certa. Uma vez que ele consiga fazer isso, você deixa que ele escolha entre dois tipos de roupa obviamente diferentes, como por exemplo pijama versus capa de chuva, num dia chuvoso. Depois disso, você diz para ele decidir qual roupa vestir de várias opções, de acordo com o tempo, ocasião (escola, parque, festa) e, eventualmente, ele vai escolher sozinho qualquer roupa do guarda-roupa.
Antes que você perceba, seu filho vai dar um passo para a independência. E você vai ter suas manhãs de volta! (Ou pelo menos, tempo suficiente para uma segunda xícara de café.)
Por Andi Durkin
Tradução – Patricia Almeida
Fonte – http://dsdaytoday.blogspot.ch/2015/05/teaching-your-child-to-get-dressed-from.html
Foto: Reprodução