Quando criança, Joana Mocarzel já exibia todo o seu talento para o Brasil. Ela ficou famosa em 2006 ao interpretar a pequena Clarinha, filha da personagem de Regina Duarte na novela Páginas da Vida. Hoje, aos 16 anos, a jovem atriz com síndrome de Down mostra como cresceu nos palcos e que está feliz fazendo aquilo que gosta: atuando.
Ao lado do casal Ariel Goldemberg e Rita Pokk, atores veteranos que também têm a trissomia, Joana é uma das protagonistas da peça O Reizinho Mandão, adaptada do livro infantil de mesmo nome da autora Ruth Rocha. “Estou muito emocionada por participar”, conta a jovem. “É um jeito de mostrar às crianças que nós somos diferentes mesmo e que temos que ser tratados com respeito”.
Joana interpreta a menina que pede à narradora contar a história, Ariel é o Reizinho e Rita seu papagaio. Ariel e Rita estrelaram no filme Colegas, de 2013, e trazem para os palcos do teatro muito do que aprenderam atuando em um longa-metragem. “Vi vídeos e pesquisei bastante na internet para entender como os papagaios andam, falam e voam”, explica Rita. Já Ariel conta que não teve muita dificuldade para aprender as falas. “Acho fácil de decorar. Treino na frente do espelho ou me gravo falando”, diz o ator.
Na peça, o filho de um rei sábio e justo assume o trono quando o seu pai morre. Mimado e mandão, o novo monarca cria leis absurdas e autoritárias e faz seu povo literalmente perder a voz. Um dos maiores clássicos de Ruth Rocha, O Reizinho Mandão fala de temas como liberdade de expressão e autoritarismo.
O espetáculo está em cartaz e segue até final de novembro em São Paulo. A apresentação faz parte das comemorações de 50 anos de carreira de Ruth Rocha.
Serviço
Peça O Reizinho Mandão
Onde: Teatro Augusta – Rua Augusta, 943, Cerqueira César, São Paulo
Quando: 19 de setembro a 22 de novembro, sábado e domingo, às 16h
Quanto: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira)
Foto: Reprodução