No dia 3 de dezembro, Genebra celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para homenagear a data, o monumento da cadeira quebrada, obra criada pelo artista suíço Daniel Berset e construída pelo carpinteiro Louis Genève, recebeu a intervenção de uma prótese. O monumento representa as pessoas atingidas por minas terrestres e fica em frente ao prédio da ONU.
Entre os homenageados, 3 pessoas com síndrome de Down foram destaque na celebração da data a nível internacional. Amanda Almeida e a sua mãe, Patricia Almeida, cofundadora do Movimento Down, representaram a Aliança Internacional da Deficiência no principal evento da ONU, organizado pela Relatora Especial para Assuntos de Deficiência, Catalina Devandas.
O espanhol Pablo Pineda, a primeira pessoa com síndrome de Down a concluir o ensino médio na Espanha e a terminar uma universidade na Europa, fez palestras na Organização Mundial do Trabalho e no Conselho de Direitos Humanos. E a australiana Shona Robertson, da Down Syndrome International, enviou uma mensagem emocionante em homenagem à data.
Confira:
Veja as fotos da celebração:
Texto original publicado na Inclusive.