O Movimento Down realizou um plantão especial do Escola para Todos no último dia 28 na Obra Social Dona Meca. O Escola para Todos é uma iniciativa realizada através da parceria entre o Movimento Down e a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ (CDPD-OAB/RJ) e o Coletivo de Advogados do Rio de Janeiro (CDA/RJ). Durante o plantão , várias famílias puderam tirar suas dúvidas sobre a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.
O autodefensor Breno Viola e a coordenadora de formação e mobilização do Movimento Down, Talita Matos, conversaram com as mães e os pais presentes sobre as ações realizadas pela organização e destacaram importância da independência e da autonomia na vida de pessoas com deficiência. Breno também aproveitou a oportunidade para conversar sobre as conquistas que fez ao longo da vida e as dificuldades que teve que superar. Um dos momentos que mais comoveram o público foi quando Breno falou sobre a sua experiência na escola regular e como ela marcou toda a sua trajetória, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. “Senti falta de ser mais puxado, mais exigido na escola, dos professores acreditarem que dava para cobrar mais de mim!”, contou.
Após essa conversa inicial, Breno apresentou os advogados Caio Sousa e Daniela Griner, grandes parceiros do Movimento Down. Caio e Daniela abriram a conversam explicando a importância de participar em momentos como esse e como a escola deve ser um lugar para todos. Após uma breve conversa, os advogados abriram espaço para as perguntas das famílias. Embora o começo tenha sido um pouco tímido, logo as mães e os pais se soltaram e expuseram todas as suas dúvidas acerca da educação inclusiva. A presença de mediadores em sala de aula e a dificuldade na realização da matrícula dos filhos foram dois temas bastante discutidos ao longo do dia.
O plantão foi realizado para dois grupos, um no período matutino e o segundo no vespertino, e foi muito bem recebido pelo público, se estendendo para além do tempo previsto. Essa também foi uma oportunidade para conhecer o trabalho realizado pela Obra Social Dona Meca, uma instituição filantrópica que atende a mais de 250 crianças com deficiência. O plantão terminou com a apresentação de Léo, um dos jovens que frequentam a instituição, que emocionou a todos cantando O círculo da vida, do filme O rei leão.
Os plantões do Escola para Todos são mais um exemplo de que a informação é essencial na luta pela garantia dos direitos de pessoas com deficiência e de que trabalhando juntos podemos construir uma sociedade mais inclusiva.
Fotos: Adele Lazarin