Rita Pokk, atriz com síndrome de Down, ganha importante prêmio de teatro infantil

Rita Pokk, atriz com síndrome de Down, recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante da 23ª edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Na foto, ela ergue o seu prêmio enquanto fala no microfone. Ao seu lado, seu marido Ariel Goldenberg aplaude.

 

A atriz Rita Pokk fechou o ano de 2015 da melhor maneira possível: recebendo um prêmio. E não foi um prêmio qualquer. Ela simplesmente venceu na categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante” pela peça O Reizinho Mandão na premiação da 23ª edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, que aconteceu dia 8 de dezembro em São Paulo. Essa é a maior premiação na América Latina voltada ao teatro infanto-juvenil. Rita, 35 anos, que também atuou no filme Colegas, faz o papel do Papagaio nesta peça de Ruth Rocha, e contracena com seu marido Ariel Goldenberg (o Reizinho). Os dois têm síndrome de Down. Nesta deliciosa entrevista, a atriz fala do que gosta de fazer nas horas livres, como ficou feliz com a premiação, do prazer de atuar e do sonho de ser atriz de cinema.

MOVIMENTO DOWN: O que você sentiu ao receber a premiação?

RITA POKK: Fiquei muito feliz de ganhar esse prêmio. Fiquei muito emocionada. Consegui com o meu trabalho, com os meus esforços e dei o máximo de mim. Consegui o que eu queria, consegui chegar ao topo. Na peça O Reizinho Mandão, todos os meus amigos e os meus colegas da peça me ajudaram muito, tiveram muita paciência comigo, tiveram muito carinho por mim. Foi graças à amizade de todos eles que consegui chegar aonde que eu queria estar. Quero agradecer a todos por ter me tornado a grande atriz que eu sou agora. Obrigada a todos do elenco da peça do Reizinho Mandão, obrigada de coração.

MOVIMENTO DOWN: Como é fazer o papel de um papagaio?

RITA POKK:  Foi super legal. E esse personagem que me levou ao grande sonho: de conquistar o prêmio. Com meus esforços, conquistei tudo ao meu redor. O meu grande sonho foi realizado. Fiquei feliz de ser chamada para participar dessa peça, brinquei com o meu personagem, dancei com o meu personagem e foi tudo lindo, adorei fazer essa peça.

MOVIMENTO DOWN: Qual a importância do papagaio nesta história do Reizinho?

RITA POKK:  A importância do meu personagem dentro da peça O Reizinho Mandão é tornar o Reizinho mais engraçado. O meu marido é que incorpora o Reizinho e ajudei a fazer o público rir.

MOVIMENTO DOWN:  O que o teatro representa para a sua vida?

RITA POKK:  Carreira. É o meu grande sonho ser atriz até o fim, e continuar fazendo teatro, cinema e novelas. É o que eu quero.

MOVIMENTO DOWN:  Como foi contracenar com  seu marido?

RITA POKK:  Foi muito gostoso contracenar com o meu marido. Fiquei muito feliz mesmo contracenando com o Ariel. Foi uma delícia, adorei, fiquei muito emocionada de contracenar com ele. É isso.

MOVIMENTO DOWN:  Quanto tempo vocês ficaram em cartaz?

RITA POKK:  Do dia 14/8 até 22/11.

MOVIMENTO DOWN:  O que você sonha para o ano que vem?

RITA POKK:  Eu sonho em continuar com o cinema. Eu sempre quis ser atriz de cinema.

MOVIMENTO DOWN:  O que você faz de hobby? Do que você mais gosta na vida?

RITA POKK:  Ir ao cinema  com o meu marido, namorar um pouco, passear de mãos dadas e jantar fora com o meu marido, um cuidando do outro. A gente se diverte muito quando vai ao cinema. Adoro meu futuro ao lado do meu marido, minha carreira como atriz até o fim, é isso.

MOVIMENTO DOWN:  Me conta um pouco da sua rotina no dia a dia?

RITA POKK:  Eu trabalho em uma Farmácia Droga Raia, passo os fins de semana com o meu marido, vou ao cinema, vou tomar café-da-manhã na padaria, vejo a minha novela do SBT Maria do Bairro, de vez em quando vou passar uma tarde com a minha mãe e de vez em quando fico aqui na minha casa. Curto os montes de filmes ao lado do meu marido menos comédia. Adoro dormir, adoro passear com o meu marido de vez em quando passeio com a minha mãe.