Que as pessoas com síndrome de Down levam anos se superando e alcançando novas conquistas pessoais e profissionais é algo do qual ninguém duvida. Os velhos estereótipos e falsos mitos foram ficando pelo caminho, obsoletos e esquecidos. Hoje em dia, pessoas com essa deficiência estudam, praticam esportes, trabalham e participam em todas as áreas da vida, em igualdade e com as mesmas condições que qualquer outra pessoa.
Dessa forma, uma das principais tarefas do Down España (organização espanhola que tem como objetivo assegurar a autonomia de pessoas com síndrome de Down e apoiar as suas famílias), é mostrar essa realidade à sociedade para que todo mundo possa aprender a apreciar as capacidades e valores das pessoas com a trissomia 21.
E, por causa disso, também é importante que as mães e os pais que acabaram de descobrir que seus filhos nasceram (ou nascerão) com essa deficiência intelectual tenham uma imagem real, moderna e atualizada de como é uma pessoa com síndrome de Down e as metas que ela pode alcançar em sua vida.
O filme “La vida de Blanca” (A vida de Blanca), realizado pela entidade espanhola com a colaboração da Fundação Mapfre, poderá ajudar. Nele, conhecemos Blanca San Segundo, uma jovem de 26 anos com síndrome de Down que tem sonhos, passatempos e responsabilidades, assim como qualquer outra garota da mesma idade. Blanca combina os seus estudos com o seu trabalho e ainda encontra tempo para sua família, seus amigos e se divertir. No filme, podemos viver o dia a dia da jovem e ela mesma nos mostrará, com os apoios adequados, que não existem barreiras para as pessoas com síndrome de Down. A ideia é que Blanca consiga ajudar a acabar com os preconceitos e o desconhecimento que muitos futuros pais e mães têm de crianças e jovens com síndrome de Down.
Assista ao vídeo “La vida de Blanca”:
Fonte: http://fiadown.org/content/down-espana-lanza-la-vida-de-blanca-un-video-para-fomentar-la-inclusion