A síndrome de Down é bela, está na moda e vive lançando tendências. Mostrar as diferenças em campanhas publicitárias e incentivar a inclusão de pessoas com deficiência têm sido um dos motes – e o Movimento Down aplaude! – das empresas.
Em janeiro deste ano, a GAP, uma famosa marca de roupas dos Estados Unidos, lançou uma campanha com a modelo mirim Kayla Kosmalski, de 9 anos. No Brasil, a Bebê Básico, incluiu entre seus modelos o menino Gabriel Lopez, que tem síndrome de Down. Posando e brincando ao lado dos outros meninos, em meio ao safari que inspira a coleção, Gabriel era só sorrisos.
Agora, a marca Beauty and Pin-Ups lança a máscara de tratamento capilar Fearless (destemida em inglês), com a modelo Katie Meade, 32 anos. Segundo a marca, a ideia foi escolher uma personagem que representasse a coragem. E Katie, por sua história – já fez uma cirurgia cardíaca, ganhou medalha de ouro em Olimpíadas Especiais, representa uma organização que promove a inclusão –, revelou-se destemida.
A paulista Tathiana Piancastelli também já mostrou toda a sua graça sob os holofotes ao posar como modelo para a campanha da Inoar. Que venham mais e mais inciativas como essas, para mostrar que beleza e diversidade sempre caminharão de braços dados.