Nessas volta às aulas, a Andrea Werner, do blog A Lagarta Vira Pupa, compartilhou uma ótima ferramenta que usa na escola do seu filho Theo. É o resumo do aluno. Funciona assim: em uma página, você descreve a criança, dizendo coisas que podem ajudar os professores e outras pessoas que interagirem com ele. Isso é especialmente útil no caso de crianças pequenas ou que não se expressam verbalmente. Serve pra quando há troca de professor, mediador, ou mesmo quando a criança vai fazer uma aula de natação, balé…
Veja o resumo que a Andrea fez para o Theo e inspire-se nele para criar um para a sua filha/seu filho!
Serve pra qualquer criança!!
Quem sou eu:
Theo Werner
Nascimento: 09/06/2008
SOBRE MIM:
Sou autista;
Morei os últimos 3 anos em Londres e Estocolmo;
Minha melhor amiga é minha cachorrinha Lola;
Gosto de abraçar e beijar as pessoas que eu amo;
Amo comida, mas não gosto de dividir, e posso tentar roubar dos outros;
Busco estimulação sensorial, principalmente com movimento;
Sinto calor e gosto de ficar com pouca roupa e descalço, mesmo no frio;
Algumas vezes eu preciso ser lembrado de ir ao banheiro.
COMO ME COMUNICO
Eu não falo, mas entendo tudo que é falado;
Utilizo a comunicação via figuras (PECs) para mostrar o que quero;
Posso dizer “ma” para mostrar que quero algo;
Quando eu estiver chateado, vou chorar, fazer sons e me contorcer;
Se estou feliz, vou sorrir, abraçar e beijar;
Faço contato visual quando quero pedir algo.
HABILIDADES (EU POSSO…)
Correr, pular, subir escadas, atravessar uma trave, me arrastar de bruços, jogar, pegar e chutar a bola;
Segurar o lapis corretamente e colocar contas em um fio, pintar, colar, cortar;
Comer, me vestir e ir ao banheiro sozinho, só precisando de um adulto para me limpar;
Ir a excursões e andar na rua acompanhando um adulto;
Categorizar animais, cores, brinquedos, roupas, bolas, mobília, frutas e veículos;
“Descrever”com o PECs uma ação vista em uma foto;
Associar números e dados com imagens de 1 a 6 e ordenar os números de 1 a 10 em sequência;
Construir um objeto com blocos olhando o exemplo de uma figura ou um modelo pronto;
Completar quebra-cabeças de 15 peças;
Juntar algumas palavras com fotos dos objetos.
COISAS QUE EU GOSTO:
Atividades e brincadeiras físicas;
Brincar de pega-pega, corer em ambientes abertos;
Atividades sensoriais;
Carregar pequenos objetos, colocá-los na boca, balançar cordas e fios;
Trampolim (pula-pula);
Qualquer atividade que envolva água, mas também massinha, geleca , tinta;
Comida em geral (sou bom de garfo);
Observar o movimento de coisas e pessoas.
COISAS QUE ME IRRITAM:
Quando estou com fome, com sono, com dor, cansado, com calor ou com tédio;
Quando preciso esperar por algo que eu quero ou preciso parar de fazer algo que eu gusto;
Quando eu não posso ter algo que eu quero;
Sons muito altos e excess de pessoas;
Contato físico com pessoas não íntimas;
Quando não consigo comunicar o que eu quero.
COMO ME AJUDAR:
Instruções simples e com poucas palavras, regras e limites claros;
Recursos visuais usando figuras: calendários, rotina, antes e depois;
Estimular o uso de PECs para a comunicação;
Avisar com antecedência quando vou ter que parar de fazer algo que gusto;
Voz calma e encorajadora, pacieência, persistência e muita repetição;
Colocar minha mão no seu rosto quando quiser que preste atenção ao que você diz;
Calmamente me redirecionar para outra coisa quando eu entrar em comportamento indesejado;
Se eu me descontrolar, falar com voz calma que entende que estyou chateado e vai esperar que eu me acalme;
Massagem de pressão nos braços e nas mãos quando eu ficar barulhento ou muito agitado.
Fonte: http://lagartavirapupa.com.br/resumo-do-aluno-facil-de-fazer-e-importante/