21 DE MARÇO DE 2023 – DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
DESCULPAS RIDÍCULAS PARA NÃO SER INCLUSIVO
Não há mais desculpas aceitáveis para discriminar!
Crianças, adolescentes e homens e mulheres que têm síndrome de Down compartilham episódios reais de discriminação e capacitismo.
Para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2023, a CoorDown apresenta RIDÍCULOS EXCUSES TO NOT BE INCLUSIVE, a campanha internacional de conscientização criada em colaboração com a
SMALL NY e o TikTok.
Em um mundo cada vez mais atento à inclusão, ainda há aqueles que usam desculpas ridículas para não ser inclusivo. No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março de 2023, a CoorDown – Coordenação Nacional de Associações de Pessoas com Síndrome de Down, da Itália – lança a campanha internacional de conscientização “DESCULPAS RIDÍCULAS PARA NÃO SER INCLUSIVO”, PARA AFIRMAR O DIREITO À PLENA PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LIVRES DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E CAPACITISMO.
Nos últimos meses, com a ajuda de associações de todo o mundo, a CoorDown tem perguntado às pessoas com síndrome de Down e suas famílias que desculpas ouviram para serem excluídas da educação, esportes, empregos e outras oportunidades. Algumas dessas desculpas eram tão incrivelmente ridículas que mereciam ser devidamente expostas. É daí que vem a inspiração do filme: em um tom de voz cômico, mas amargo, ele conta precisamente as desculpas mais usadas para negar acesso e espaço legítimo a pessoas com deficiência. Ilustra, em cinco cenas, episódios de capacitismo cotidiano, de ser excluído de viagens de classe, no local de trabalho, na escola, praticando esportes, em colônias de férias e na comunidade em geral.
- “Não é sua culpa, somos nós que não estamos preparados para levá-lo na excursão!”
- “Já temos uma criança como você no grupo”
- “Não temos cadeiras suficientes para convidá-la para a reunião”
- “Encerramos as inscrições há dez minutos!”
Estas são algumas das desculpas ridículas dadas, desculpas que negam às pessoas que têm síndrome de Down a chance de participar plenamente.
Mas não há desculpas aceitáveis para não ser inclusivo.
Nos próximos dias, até 21 de março, o canal TikTok da CoorDown contará com depoimentos reais de pessoas que têm síndrome de Down e suas famílias de todo o mundo e as desculpas ridículas que tiveram que ouvir. Para isso, os usuários do TikTok adicionarão suas histórias inspiradas no jingle da campanha e em um adesivo especialmente criado, além da hashtag oficial #RidiculousExcuses.
Em quase duas décadas desde a sua criação, a CoorDown testemunhou muitas conquistas em termos de direitos e inclusão, mas as pessoas com síndrome de Down ainda enfrentam episódios de discriminação e exclusão todos os dias. As pessoas com deficiência intelectual, de fato, ainda precisam lutar por um lugar na escola, nas colônias de férias, nos esportes, no local de trabalho e na vida social.
A exclusão hoje quase nunca é direta e explícita; desculpas ridículas são muitas vezes feitas para esconder uma verdade mais dura e uma atitude discriminatória. As pessoas com deficiência estão sistematicamente em desvantagem em todas as áreas de suas vidas devido a um mecanismo envolvente, traiçoeiro e invisível que é “normalizado”, chamado de capacitismo estrutural.
Capacitismo é uma palavra com um significado amplo que diz respeito às normas, ao senso comum muitas vezes inconscientes e não reconhecidas, e aos códigos que moldam nossas ideias e representações sobre a deficiência. Falar sobre capacitismo visa expor como a discriminação é uma questão transversal que também afeta pessoas com outras deficiências ou neurodiversidade, mas não só essas. pessoas. Também é necessário chamar a atenção para outros tipos de diversidade e grupos sociais desfavorecidos que experimentam os mesmos problemas.
O filme “Ridiculous Excuses” estará disponível exclusivamente no canal TikTok da CoorDown no dia do lançamento e depois se espalhará por todas as plataformas da organização. A campanha é uma colaboração com a agência SMALL New York e foi produzida pela Indiana Production e Tinygiant e dirigida por Stoney Sharp. A música foi composta e produzida pela Stabbiolo Music.
A campanha internacional deste ano foi novamente produzida com contribuições de várias associações internacionais, incluindo a Down’s Syndrome Association (Reino Unido), a Down Syndrome Australia, a Global Down Syndrome Foundation, a New Zealand Down Syndrome Association, a Best Buddies International, a National Down Syndrome Society, o Karachi Down Syndrome Program e com o patrocínio da DSi – Down Syndrome International.
As hashtags oficiais da campanha #RidiculousExcuses #WorldDownSyndromeDay #WDSD23.
Antonella Falugiani, presidente da CoorDown ODV: “Com esta campanha global, tocamos em uma questão que diz respeito a cada um de nós: nomear e tornar visível um fenômeno que as pessoas com síndrome de Down e seus pais, irmãos, irmãs e cuidadores experimentam diariamente. Podem parecer pequenos acontecimentos, mas, na realidade, são verdadeiras discriminações, muitas vezes feitas com um sorriso que, no entanto, marcam a vida e o coração de quem as sofre. Chegou a hora de derrubar esse muro também e expor as falsas “boas intenções” daqueles que, por preguiça ou falta de compreensão, ainda excluem as pessoas com deficiência intelectual. Com esta campanha, daremos espaço e voz a meninos, meninas, crianças e adultos com suas famílias, que nos dirão quantas desculpas ridículas tiveram que ouvir e como reagiram para afirmar seu direito de participar e decidir sobre todos os aspectos de suas vidas. ”
Luca Lorenzini e Luca Pannese, Diretores Criativos Executivos da SMALL New York: “Estamos muito felizes em fazer parceria com a CoorDown novamente para o Dia Internacional da Síndrome de Down. Quando ouvimos que tipo de desculpas as pessoas com síndrome de Down e suas famílias estavam recebendo por serem excluídas, dissemos que essas desculpas mereciam ser trazidas à tona e ridicularizadas. Com nossos amigos da Stabbiolo, criamos um jingle que enfatizaria o quão absurdos esses argumentos realmente eram. Não seria bom se todos aqueles que são discriminados aprendessem este jingle e o cantassem como resposta àqueles que, com um sorriso, inventam desculpas para a exclusão? Não seria bom se as pessoas com síndrome de Down aprendessem, sim, mas também as pessoas com outras deficiências, ou qualquer outra pessoa que seja discriminada? “
Giacomo Lev Mannheimer, Chefe de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Sul da Europa, TikTok: “Muitas vezes experimentamos como os criadores de nossa comunidade, através de sua originalidade, conseguem superar barreiras linguísticas, culturais e sociais, criando consciência e posições sobre questões que são tabu, nicho ou não particularmente “legais”. Seu sucesso demonstra como a autenticidade pode ser um veículo incrível para campanhas de conscientização: um megafone global, bem como um catalisador para envolver e fazer milhões de pessoas pensarem sobre questões socialmente indispensáveis. Tudo a partir de histórias da vida cotidiana “extraordinária”. Dada essa semelhança de propósito e mundos, estamos entusiasmados em abraçar o projeto da CoorDown: a campanha é inovadora e tocante, e mal podemos esperar para ver o que a comunidade criará e o impacto positivo que as histórias compartilhadas gerarão. “
Karim Bartoletti, Sócio/MD/Produtor Executivo, Indiana Production: «É uma honra para mim apoiar e fazer parte da Campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down e colaborar com a Coordown e a agência criativa SMALL, não só pela causa que apoiamos há quatro anos, mas também pela parceria entre o Cliente, a Agência e Nós, que se consolidou a cada ano em uma equipe única e unida. Este ano, a visão e a estratégia de comunicação exigiram que criássemos um projeto de produção que se inspirasse em um certo tipo de iconografia baseada na TV, de modo a permitir que as verdadeiras “desculpas ridículas” que encenamos como esquetes cômicas impactassem nosso público de maneira mais forte, mais clara e mais verdadeira, através de um jingle e um logotipo típico de um certo tipo de comédia baseada em sitcom e televisão que adiciona um sublinhado agridoce ao ridículo de a desculpa que acabámos de ouvir. Esta iconografia de sitcom americana da qual nos inspiramos, necessariamente nos levou a produzir o projeto nos EUA, confiando a direção da campanha a um diretor de comédia / autor do calibre de Stoney Sharp, que trouxemos a bordo graças ao esforço da produtora Tinygiant, com sede em Nova York. Acredito que as situações perfeitamente construídas em que colocamos um elenco cuidadosamente escolhido de atores, permitiram que o tratamento direcional da criatividade explodisse em uma campanha altamente impactante e, esperançosamente, muito bem-sucedida para pessoas com Síndrome de Down e com deficiência que certamente apoiaremos todos os anos através da atividade de advocacy de nossas produções.”
O Dia Internacional da Síndrome de Down (WDSD) é um evento global – criado pela Down Syndrome International e oficialmente sancionado por uma resolução da ONU – projetado para difundir a conscientização e o conhecimento sobre a síndrome de Down, criar uma nova cultura de diversidade e promover o respeito e a inclusão na sociedade para todas as pessoas com síndrome de Down. A escolha da data 21/3 não é acidental: a síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é caracterizada pela presença de um cromossomo extra – três em vez de dois – no par cromossômico nº 21 dentro das células. O tema do Dia Internacional deste ano é “Conosco, não por nós” e pretende chamar a atenção para um dos direitos muitas vezes negligenciados no debate e nas políticas de inclusão. Com efeito, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência apela à participação plena e efetiva das pessoas com deficiência, cada uma com o direito de ser tratada de forma igual e de ter as mesmas oportunidades que todas as outras, trabalhando em conjunto com outras pessoas para melhorar as suas vidas. Às vezes, no entanto, persiste a ideia de que as pessoas com síndrome de Down são “objetos de caridade e solidariedade”, merecedoras de pena e apoio de outros, que fazem ações ou campanhas “para” elas e não “com” elas. As pessoas com deficiência devem poder exercer a liberdade de fazer as suas próprias escolhas e devem receber um apoio total e eficaz sobre o qual possam ter controlo. No Dia Internacional da Síndrome de Down, todas as organizações de pessoas com deficiência exigirão ser incluídas nos processos de tomada de decisão das instituições nacionais e internacionais e ter representação.
COORDOWN ODV
O Coordinamento delle associazioni delle persone con sindrome di Down foi criado em 1987 com o objetivo de promover a comunicação entre as várias organizações italianas envolvidas na proteção e promoção dos direitos das pessoas que têm síndrome de Down, e hoje é o órgão oficial de representação que interage com todas as instituições. Todos os segundos domingos de outubro, a CoorDown promove o Dia Nacional da Síndrome de Down e em 21 de março de cada ano o Dia Mundial da Síndrome de Down, também produzindo campanhas de comunicação internacionais que ao longo dos anos foram premiadas com até 22 leões de Cannes, dos quais 9 de ouro, no Festival Internacional de Criatividade.
CREDITS
Agency: SMALL
Executive Creative Directors: Luca Pannese, Luca Lorenzini
Creative Director: Fabio Tridenti
Production Company: Indiana Production
Partner/MD/Executive Producer: Karim Bartoletti
Senior Producer: Lilli Auteri
Director: Stoney Sharp
DP: Joe Gabriel
Co-Production Company NY: Tinygiant
Founder/Executive Producer NY: Veronica Diaferia
Partner/Executive Producer NY: Sara Eolin
Line Producer NY: Neil Champagne
1st AD: Mark Kaufmann
2nd AD: Cody Maher
Editor: Luca Angeleri
Supporting Editor: Simone Moraca
Senior Post Producer: Alga Pastorelli
Colorist: Claudio Beltrami
Motion design & Compositing: Sincromie
Post Production Audio: Bravagente
Compositing: Alessandro Canu
Original Music: Stabbiolo Music – Alessandro Cristofori, Diego Perugini and Guido Pietrella Vocals: James Wertts, Lara Karuna, Aurion, Eugene van Hemert, Nadia Guelfi, Daria Tanasenko, Andrea Castellana
Press Office CoorDown ODV:
Paola Amicucci +39 345.7549218
ufficiostampa@coordown.it