Por Patricia Almeida
A campanha pelo Dia Internacional da Síndrome de Down da organização italiana Coordown deste ano está batendo todos os recordes. Antes mesmo do dia 21 de março chegar, o vídeo já ganhou milhões de likes e compartilhamentos no TikTok, Twitter, Instagram, YouTube, Facebook e grupos de troca de mensagens.
Para além de, como todos os anos, marcar a data promovendo a inclusão das pessoas com síndrome de Down, o filme “Assuma que eu Posso” passa uma mensagem universal. A chamada “profecia autorealizável” nos faz ver o quanto a nossa própria expectativa – alta ou baixa – pode influenciar a realidade.
“Assuma que eu posso” é estrelado pela atriz canadense Madison Tevlin, que atuou no filme Champions, estrelado por Woody Harrelson e dirigido por Bobby Farrelly.
Saiba mais sobre a campanha: https://www.movimentodown.org.br/2024/03/assuma-que-eu-posso/
Há mais de 10 anos a CoorDown, em colaboração com os criativos Luca Lorenzini e Luca Pannese e as agências de publicidade Small New York, Saatchi e Saatchi, Publicis OneTeam e FCB México, criam vídeos inovadores e ousados para o Dia Internacional da Síndrome de Down. As campanhas são sempre supervisionadas pela vice-presidente e responsável pela comunicação da Coordown, Martina Fuga.
O Movimento Down colabora com a elaboração e tradução e compartilhamento dos vídeos da Coordown.
Além da onda de conscientização, as campanhas já receberam quase cem prêmios – dezenas de Leões, incluindo 9 de ouro, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, D&AD Awards, ADCI Awards e New York Festival, entre outros (Veja relação abaixo).
Os temas variam – inclusão na educação, no trabalho, na vida amorosa. Vários deles chamam atenção diretamente para o combate ao capacitismo.
Em 2014 veio o primeiro hit global. Dear Future Mum – Querida Futura Mamãe – teve mais de 8 milhões de visualizações só no Youtube da Coordown. O vídeo é utilizado por associações de todo mundo para o acolhimento de famílias que esperam um bebê com síndrome de Down.
Além de muita popularidade e prêmios – incluindo 6 Leões em Cannes 2014, Querida Futura Mamãe causou polêmica na França.
O Conselho de Estado francês proibiu a veiculação do filme na TV aberta, alegando que poderia incomodar mulheres que tivessem interrompido a gravidez de fetos com síndrome de Down ou tivessem intenção de fazê-lo.
“A decisão de banir o vídeo da televisão francesa foi tomada a partir de duas denúncias de mulheres que interromperam a gravidez após serem informadas de que seus bebês tinham síndrome de Down. Segundo relatado, as mulheres acharam o vídeo confrontador, pois as pessoas com síndrome de Down estavam ‘felizes demais’.
Isso é irônico. Um dos principais objetivos do vídeo, que foi baseado em um e-mail real recebido pela Coordown de uma mulher que tinha descoberto que estava grávida de uma criança com síndrome de Down, era justamente desafiar estereótipos ultrapassados associados à síndrome de Down: mostrar que as pessoas com síndrome de Down hoje podem levar vidas significativas e felizes”, escreveu a advogada australiana Catia Malaquias.
Pois é, a luta contra o capacitismo incomoda. Esperamos que este ano ninguém tenha se sentindo “confrontado” por ter ouvido a atriz Madison Tevlin falado palavrão…
Veja as campanhas da Coordown pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.
2023 Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive – Desculpas Ridículas para não incluir
No ano passado, Ridiculous Excuses falava das desculpas que costumam ser ouvidas para não incluir pessoas com síndrome de Down no dia a dia.
2022 Just The Two Of Us – Só nós dois
Em 2022 a temática foi sobre privacidade e relacionamentos amorosos.
2021 The Hiring Chain – A Corrente da Contratação
Em 2021 The Hiring Chain trouxe o ícone Sting para cantar a musiquinha “chiclete”. A campanha ajudou na contratação de pessoas com síndrome de Down em todo mundo.
2019 Reasons to Celebrate – Razões para celebrar
Em 2019, numa superprodução, o filme elenca as várias celebrações marcadas para o dia 21 de março e como ninguém deve ser deixado para trás.
2018 Lea Goes To School – Lea vai à escola
Em 2018, uma animação provoca aqueles que (ainda) acham que estudantes com síndrome de Down devem ir para escolas diferentes de quem não tem síndrome de Down.
2017 Not Special Needs – Não é especial
Outra campanha muito popular foi a de 2017. Quem não se lembra do gatinho fazendo massagem?
Leia mais sobre a campanha Not Special Needs
2016 How Do You See Me? – Como você me vê?
Em Como você me vê? Uma mulher com síndrome d Down questiona a maneira como os outros a vêem e como ela se vê.
2015 The Special Proposal – A proposta especial
A Proposta Especial, de 2015, encantou os corações apaixonados e quebrou o esteriótipo de que pessoas com síndrome de Down não podem se casar, ou morar juntas sem se casar. Mais de 6 milhões no YouTube.
2014 Dear Future Mom – Querida Futura Mamãe
Baseada nas perguntas de uma carta de uma mulher grávida com um bebê com síndrome de Down, várias pessoas com síndrome de Down respondem como poderá ser sua vida no vídeo Querida Futura Mamãe.
2013 Give me more voice – Me dê mais voz
No vídeo de 2013, pessoas com síndrome de Down pediram a celebridades para emprestar suas vozes para que fossem mais ouvidas.
2012 CoorDown Project – Integration Day – Dia da integração
No dia da integração, personagens de comerciais conhecidos do público foram substituídos por pessoas com síndrome de Down.
Prêmios recebidos pelos criadores das campanhas da Coordown:
- EUROBEST- 2023 Grand Prix for Good “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- EUROBEST- 2023 Gold – Social and Influencer (Co-creation and User Generated Content) Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- EUROBEST- 2023 Bronze – Social and Influencer (Social Behaviour) “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- EUROBEST- 2023 Bronze – Healthcare (Non-profit / Foundation-led Education & Awareness) “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- LIA – 2023 Gold – Use of Social Media & Influencers – Public Service/Charity/NGO “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- LIA – 2023 Silver – Use of Social Media & Influencers – Use of TikTok “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- LIA – 2023 Silver – Health and Wellness – Public Service/Charity/NGO “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- LIA – 2023 Silver – Digital – Public Service/Charity/NGO “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- ADCI AWARDS – 2023 Gold – Health – Awarness & Advocacy “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
- ADCI AWARDS – 2023 Gold – Social & Influencer – Digital Campaign No Profit “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
- ADCI AWARDS – 2023 Gold – Film – Altri Schermi No Profit “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
- ADCI AWARDS – 2023 Gold – Film Craft – Regia “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- ADCI AWARDS – 2023 Silver – Promo & Direct – Social Media Driven “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
- ADCI AWARDS – 2023 Silver – Promo & Direct – Direct Marketing Social Media “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
- ADCI AWARDS – 2023 Silver – Social & Influencer – Digital Social Campaign No profit “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
- CANNES LIONS – 2023 Silver – Social & Influencer – Brand Storytelling “CoorDown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- ANDY AWARDS – 2023 Gold (Idea) “CoorDown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
- ADCI – 2022 Bronze (Healthcare – Awareness and Advocacy) “CoorDown – Just The Two Of Us”
- LIA – 2022 Silver – Health & Wellness – Public Service/Social Responsibility “Coordown – Just The Two Of Us”
- CANNES LIONS – 2022 Bronze (Health and Wellness – Fundraising and Advocacy – Film ) “CoorDown – Just The Two Of Us”
- D&AD – 2022 Wood Pencil – (Film – Health and Wellbeing) “CoorDown – Just The Two Of Us”
- CLIO AWARDS – 2022 Bronze – Film – Public Service “Coordown – The Hiring Chain”
- CLIO AWARDS – 2022 Bronze – Film Craft – Music | Original “Coordown – The Hiring Chain.”
- EUROBEST – 2021 Gold – FILM CRAFT – Use of Original Music “Coordown – The Hiring Chain”
- EUROBEST – 2021 Bronze – FILM CRAFT – Direction “Coordown – The Hiring Chain”
- EUROBEST – 2021 Bronze – HEALTHCARE – Non-profit, Education, Awareness “Coordown – The Hiring Chain”
- EUROBEST – 2021 Bronze – FILM – Not-for-profit, Charity “Coordown – The Hiring Chain”
- EPICA AWARDS – 2021 Bronze – Public Interest – Health and Safety “CoorDown – The Hiring Chain”
- LIA – 2021 Gold – Health & Wellness – Craft: Direction “Coordown – The Hiring Chain”
- LIA – 2021 Gold – Health & Wellness – Craft: Editing “Coordown – The Hiring Chain”
- LIA – 2021 Gold – Online Film: Public Service/NGO/Charities “Coordown – The Hiring Chain”
- LIA – 2021 Silver – Health & Wellness: Social Responsibility/Awareness “Coordown – The Hiring Chain”
- LIA – 2021 Silver – Health & Wellness – Craft: Music & Sound Design “Coordown – The Hiring Chain”
- LIA – 2021 Silver – Music & Sound: Music Original – Song “Coordown – The Hiring Chain
- ADCI AWARDS – 2021 SMALL – Agency of the year
- ADCI AWARDS – 2021 Grand Prix for Good “Coordown – The Hiring Chain”
- ADCI AWARDS – 2021 “Equal” Special Award “Coordown – The Hiring Chain”
- ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Digital & Mobile – Digital Campaign No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
- ADCI AWARDS – 2021 Gold – (PR – Campagna PR No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
- ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Direct – Digital and Social Media No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
- ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Promo & Activation – Digital and Social Media No Profit) “Coordown – The Hiring Chain
- ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Industry Craft – Sound & Music) “Coordown – The Hiring Chain”
- ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Film – Altri Schermi No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
- ADCI AWARDS – 2021 Silver – (Film – TV e Cinema No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
- CRESTA AWARDS – 2021 Grand Prix – (Moving Image – TV or Cinema Commercial over 60 seconds) “Coordown – The Hiring Chain”
- CRESTA AWARDS – 2021 Grand Prix – (Film Craft – Use of Music) “Coordown – The Hiring Chain”
- THE SHARK AWARDS Gold – (Music and sound craft – Best Original Music) “Coordown – The Hiring Chain”
- NEW YORK FESTIVAL – 2021 Gold – (Positive World Impact – Human Rights: Charity/Non-Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
- NEW YORK FESTIVAL – 2021 Gold – (Film Craft – Best Original Music) “Coordown – The Hiring Chain”
- NEW YORK FESTIVAL – 2021 Silver – (Best Use of Film – Social/Environmental Good: Charity/Non-Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
- CANNES LIONS – 2021 Silver (Film – Not-for-profit/Charity/Government) “CoorDown – The Hiring Chain”
- CANNES LIONS – 2021 Bronze (Health & Wellness – Fundraising & Advocacy/Film) “CoorDown – The Hiring Chain”
- ADC Awards – 2021 Bronze (Advertising: Television / Film / Online Video / Online – Single) “CoorDown – The Hiring Chain”
- D&AD – 2021 Graphite Pencil – (Film – Social Commercials over 30 seconds) “CoorDown – The Hiring Chain”
- D&AD – 2021 Wood Pencil – (Sound Design and Use of Music – Original Composition) “CoorDown – The Hiring Chain”
- LIA – 2017 Bronze (Health and Wellness – Education and Services) “CoorDown – Not Special Needs”
- CLIO – 2017 Bronze (Public Service – Film) “CoorDown – Not Special Needs”
- CLIO HEALTH – 2016 Bronze (Health and Wellness – Film) “CoorDown – How Do You See Me?”
- ADCOLOR – 2016 Ad of the year “CoorDown – How Do You See Me?”
- CANNES LIONS – 2016 Bronze (Health and Wellness – Fundraising and Advocacy) “CoorDown – How Do You See Me?”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2015 Bronze (Cyber – Viral Non Profit) “CoorDown – The Special Proposal”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2015 Bronze (Promo and Activation – Digital and Social Media Non Profit) “CoorDown – The Special Proposal”
- CANNES LIONS – 2015 Bronze (Promo & Activation – Public Health & Safety & Public Awareness Messages) “CoorDown – The Special Proposal”
- INTERCONTINENTAL ADVERTISING CUP – 2015 The Cup (Most Insightful Idea) “CoorDown – Dear Future Mom”
- EUROBEST – 2014 Bronze (Film – Public Service Messages and Charities) “CoorDown – Dear Future Mom”
- ADC*E – 2014 Gold (Film & Radio – Public Service and Charity) “CoorDown – Dear Future Mom” ADC*E – 2014 Silver (Integration and Innovation – Creative Strategy) “CoorDown – Dear Future Mom”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Grand Prix (Social – Classic Media) “CoorDown – Dear Future Mom”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Gold (Social – Classic Media) “CoorDown – Dear Future Mom”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Gold (Social – Other Media) “CoorDown – Dear Future Mom”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Gold (Social – Digital Media) “CoorDown – Dear Future Mom”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Bronze (Crafting) “CoorDown – Dear Future Mom”
- CANNES LIONS – 2014 Gold (Direct – Digital & Social Response) “CoorDown – Dear Future Mom”
- CANNES LIONS – 2014 Gold (Direct – Public Awarness Messages) “CoorDown – Dear Future Mom”
- CANNES LIONS – 2014 Silver (Direct – Best Low Budget Campaign) “CoorDown – Dear Future Mom”
- CANNES LIONS – 2014 Silver (Promo & Activation – Public Awarness Messages) “CoorDown – Dear Future Mom”
- CANNES LIONS – 2014 Silver (Cyber – Social Video) “CoorDown – Dear Future Mom”
- CANNES LIONS – 2014 Bronze (Films – Public Awareness Messages) “CoorDown – Dear Future Mom”
- LIA – 2014 Bronze (Non-Traditional) “CoorDown – Dear Future Mom”
- INTERCONTINENTAL ADVERTISING CUP – 2014 The Cup (Best of Social Engagements) “CoorDown – Integration Day”
- INTERCONTINENTAL ADVERTISING CUP – 2014 The Cup (Best of Campaign) “CoorDown – Integration Day”
- INTERCONTINENTAL ADVERTISING CUP – 2014 The Cup (Best of Strategy) “CoorDown – Integration Day”
- CANNES LIONS – 2013 Silver (Promo & Activation – Best use of social media) “CoorDown – #DammiPiùVoce
- CANNES LIONS – 2013 Bronze (Promo & Activation – Charities) “CoorDown – #DammiPiùVoce”
- CANNES LIONS – 2013 Bronze (Promo & Activation – Best use of Social Media) “CoorDown – #DammiPiùVoce”
- ADC*E – 2013 Grand Prix (New use of media) “CoorDown – Integration Day”
- ADC*E – 2013 Gold (New use of media) “CoorDown – Integration Day”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2013 Grand Prix (Social – Integrated) “CoorDown – Integration Day”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2013 Gold (Social – Integrated) “CoorDown – Integration Day.”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2013 Gold (Social – Film) “CoorDown – Integration Day.”
- ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2013 Gold (Social – Print) “CoorDown – Integration Day.”
- CANNES LIONS – 2012 Gold (Promo & Activation – Best use of Broadcast) “CoorDown – Integration Day.”
- CANNES LIONS – 2012 Gold (Direct – Best Integrated Campaign) “CoorDown – Integration Day.”
- CANNES LIONS – 2012 Gold (Direct – Public Awarness Messages) “CoorDown – Integration Day
- CANNES LIONS – 2012 Gold (PR – Best use of Broadcast) “CoorDown – Integration Day.”
- CANNES LIONS – 2012 Gold (PR – Charity and Not for Profit) “CoorDown – Integration Day.”
- CANNES LIONS – 2012 Gold (Media – Public Awarness Messages) “CoorDown – Integration Day.”
- CANNES LIONS – 2012 Gold (Film – Public Awarness Messages) “CoorDown – Integration Day.”
- CANNES LIONS – 2012 Bronze (Titanium and Integrated) “CoorDown – Integration Day.”