Uma informação a mais pode mudar a vida de pessoas com síndrome de Down. Pensando nisso, o Movimento Down e o Grupo In Press, por meio da Vbrand, com o patrocínio da RioFilme fizeram uma websérie sobre o tema. Crescer com Síndrome de Down tem o objetivo de apoiar famílias com bebês e crianças com síndrome de Down. Os episódios são divididos em três eixos principais: histórias de integração e inspiração; vídeos com exercícios de estimulação para bebês; e rodadas de conversas com as famílias, mediadas por uma jornalista da rede do Movimento Down, para compartilhar sugestões e experiências relativas à síndrome.
Por meio da internet, a produção pretende atingir um grande público que ainda carece de informações sobre seus direitos e as vantagens da estimulação precoce, para que as crianças possam desenvolver ainda mais seus potenciais e aprimorar suas habilidades. São dicas de exercícios que os próprios pais podem aprender com o auxílio dos vídeos e seguir em casa.
Para Maria Antônia Goulart, coordenadora executiva do Movimento Down, “o acesso a esse conteúdo é determinante”. Ela destaca a importância da iniciativa: “Vivemos em um país diverso, com pessoas que residem na capital, no interior, e que têm níveis de acesso à informação muito diferentes. Permitir esse aprendizado pode ser transformador”.
Além das famílias no Brasil, toda a comunidade de países de Língua Portuguesa será beneficiada pela veiculação da série na Internet, bem como brasileiros que residem no exterior e têm dificuldades em entender termos técnicos em idiomas estrangeiros e até mesmo conseguir apoio de especialistas. O vasto material informativo, sempre gratuito, como as cartilhas de estimulação para bebês e crianças com síndrome de Down, fez com que o Movimento Down se destacasse no cenário mundial e tivesse reconhecimento internacional: tanto a Down Syndrome International como a Inclusion International e a Down Syndrome Austrália destacam como pioneiro e único o trabalho da organização.
“A websérie é o formato ideal para se democratizar esse conhecimento. A capacidade quase ilimitada de alcance via compartilhamento virtual é perfeita para transmitir um conteúdo tão útil e recente”, afirma Alexandre Freeland, diretor executivo do Grupo In Press e idealizador do projeto.
Veja os episódios nos links abaixo:
Ficha técnica:
Direção criativa: Alexandre Freeland
Direção: Rodrigo Séllos
Produção executiva: Beatriz Padrão
Coordenação de produção: Julia Lemos
Roteiro: Gabriela Capello
Produção: Janaína de Castro Alves
Direção de fotografia: Igor Cabral
Assistente de Câmera: Bruno Pettinelli e Rodrigo Torres
Som direto: Gialuigi Ciminelli
Assistente de som: Oriom Adriel