Comportamento

Para qualquer criança, é muito mais fácil fazer progressos em áreas cognitivas quando já são capazes de se comportar e de interagir com os outros de uma maneira aceitável socialmente e de responder apropriadamente ao contexto imediato.

Os primeiros objetivos da inclusão social para a criança com síndrome de Down na escola incluem:

– Tornar-se ciente das principais rotinas do dia.

–  Aprender a responder e participar apropriadamente.

– Aprender a revezar, compartilhar, dar e receber.

– Aprender a esperar.

– Aprender padrões apropriados de comportamento.

– Aprender as regras da escola e da sala de aula, tanto as formais quanto informais.

– Trabalhar de forma independente.

– Trabalhar de forma cooperativa.

– Desenvolver amizades.

– Desenvolver habilidades práticas e de autoajuda.

– Importar-se com os outros.

Para estimular a inclusão social, é interessante utilizar as seguintes estratégias:

– Encoraje a aprendizagem cooperativa ao trabalhar com um colega ou em grupos pequenos.

– Não coloque a criança sempre com alunos menos capazes ou menos motivados. Alunos com síndrome de Down podem se beneficiar do trabalho com crianças mais capazes se o trabalho delas for apropriadamente diferenciado.

– Considere organizar um revezamento de amigos ou um sistema de colegas.

– Use a ajuda de um colega no lugar da ajuda de um adulto sempre que possível.

– Providencie sessões estruturadas de brincadeiras e diversão, conduzidas por um assistente no pátio de recreio.

– Encoraje habilidades de independência e responsabilidade – por exemplo, compartilhar e distribuir livros, repassar mensagens.

– Encoraje a autoestima e autoconfiança.