A síndrome de Down se caracteriza pelo desenvolvimento um pouco mais lento das funções motoras e das funções intelectuais. No entanto, apesar de alguns aspectos em comum, cada indivíduo é diferente e vai apresentar um padrão distinto de desenvolvimento. O terapeuta ocupacional pode ajudar as pessoas com síndrome de Down a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem. Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras.
Com as crianças, em particular, o terapeuta ocupacional procura atuar tanto na estimulação e aquisição de habilidades motoras finas, intelectuais e afetivas quanto na casa em que elas vivem com sua família. O terapeuta ajuda a criança com síndrome de Down a se relacionar com o meio, intermediando e facilitando esse encontro – ou seja, ele é um especialista em ajudar as famílias a adaptar o ambiente para que a criança possa viver o dia a dia com confiança e se integrar à vida familiar.
Também é possível que a família contribua com o trabalho do terapeuta ocupacional. Para isso, é importante conhecer as características de cada fase da vida da criança e o que é esperado dela em cada um desses períodos. A página Dicas para fazer em casa apresenta um panorama sobre essas características e sugestões de atividades que os pais podem realizar com os filhos no dia a dia.
Projeto TO Brincando Movimento Down e Correios
Neste momento, o Movimento Down atua em parceria com o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e Faculdade de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no projeto TO Brincando Movimento Down e Correios. Em breve, você encontrará aqui no portal publicações com sugestões de atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras conhecidos pelo público brasileiro para uso por parte de profissionais e de pais de crianças com síndrome de Down. O projeto também envolve o atendimento de terapeutas ocupacionais a crianças e jovens com SD nas dependências do TO Brincando, que será instalado dentro do IPPMG, no Rio de Janeiro.