O judô brasileiro também brilha entre os atletas com deficiência. Na última sexta-feira, 9 de maio, o país se tornou campeão geral da XII edição do “Days of Sport as Integration and Internacional Judo Meeting”, disputada em Ravenna, na Itália. Os dez lutadores da equipe brasileira, a maioria com síndrome de Down, subiram ao pódio.
Diego Correa e Jaqueline Xander conquistaram o ouro e Breno Viola, que também é autodefensor do Movimento Down, levou a prata. Ganharam a medalha de bronze João Pedro Sarno, Guilherme Queiroga, Ives Dupont, Nicola Sasso, Orlando Cherem, Felippe Reis e Antônio Lima, que tem Síndrome X-Frágil.
Jaque, de 24 anos, foi a primeira judoca a viajar com o grupo. Há seis meses praticando a modalidade, a faixa amarela com múltiplas deficiências também competiu pela primeira vez.
A equipe viajou por meio do projeto “Judô para Todos Brasil” e teve o comando do coordenador Ricardo Lucio e dos técnicos Lucio Nagahama, Rogério Reis e Eurico Júnior. A competição foi disputada contra seis paises: Croácia, Escócia, Holanda, Itália, Noruega e Reino Unido.
Com informaçōes do portal Globo Esporte