Semana de Ação Mundial discute direito à educação inclusiva

Foto: Edmilson de Lima / Imagens do Povo.
Foto: Edmilson de Lima / Imagens do Povo.

A Semana de Ação Mundial – SAM, que este ano tem como tema o “Direito à Educação Inclusiva – Por uma escola e um mundo para todos”, acontece entre 21 e 27 de setembro com programação em diversas cidades brasileiras.

Em Brasília, acontece na terça-feira, dia 23 de setembro, o Seminário Nacional – Desafios para a Garantia do Direito à Educação Inclusiva no Brasil, que terá os painéis “Situação do direito à educação inclusiva no Brasil: aonde queremos chegar” e “Experiências e olhares sobre o sistema de educação inclusiva”.

Em São Paulo, o Instituto Rodrigo Mendes realiza dois eventos. Na terça-feira, dia 23 de setembro, será realizado o debate Ensino Médio: desafios e oportunidades da educação inclusiva. Na sexta, dia 26, acontecem os Diálogos sobre educação inclusiva. Já em Campinas, no sábado, 27 de setembro, a Fundação Síndrome de Down realiza uma Roda de Conversa sobre “A qualidade do acesso à escola”.

SOBRE A SAM 2014

A SAM 2014 é realizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação com o apoio do Comitê Técnico formado pelas seguintes instituições: ActionAid, Campe (Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência), Escola de Gente, Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Fórum Nacional de Educação Inclusiva, Mais Diferenças, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Unicef.

PROGRAMAÇÃO

BRASÍLIA – DF

Terça-feira, 23 de setembro de 2014, das 8h às 17h

Seminário Nacional – Desafios para a Garantia do Direito à Educação Inclusiva no Brasil

Endereço: Memorial Darcy Ribeiro – UnB (Universidade de Brasília), Campus Darcy Ribeiro – Asa Norte, Brasília – DF
Inscrições no site: http://semanadeacaomundial.org/2014/participe/. Vagas Limitadas.

1º Painel: Situação do direito à educação inclusiva no Brasil: aonde queremos chegar

8h– Credenciamento
9h – Abertura e boas-vindas
9h15 – Panorama do direito à educação inclusiva no Brasil: o que defendemos. Com membros do Comitê Técnico da SAM 2014.
10h – O apoio à educação inclusiva na perspectiva de direitos. Com apoiadores da SAM 2014.
10h45 – Balanço da situação da garantia do direito à educação inclusiva no Brasil: avanços e desafios. Com Macaé Maria Evaristo dos Santos, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC – a confirmar).
11h15 – Como o sistema judicial pode contribuir para a garantia do direito à educação inclusiva? Com Waldir Macieira, promotor de Justiça do Ministério Público do Pará.
11h45-12h30 – Debate
12h30 – Almoço

2º Painel: Experiências e olhares sobre o sistema de educação inclusiva

14h30 – A construção do sistema de educação inclusiva sob a ótica de diferentes atores.
Com Keila Leite Chaves, fundadora do Campe (Centro de Apoio a Mães dos Portadores de Eficiência); Antônio David Sousa de Almeida, estudante universitário de Fortaleza – CE; Maria das Dores de Lima Nunes, diretora da EE Clarisse Fecury, Rio Branco – AC; Professora da Educação Básica (a confirmar); Cristiane Sousa Costa, gerente de educação inclusiva da Semec de Novo Hamburgo – RS; Lorena Resende Carvalho, gerente de Ensino Especial da Seduc de Goiás; Suzana Maria Brainer, coordenadora geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino da Secadi; Maria Teresa Eglér Mantoan, professora da Universidade de Campinas e coordenadora regional do Fórum Nacional de Educação Inclusiva.

16h10-17h – Debate

Realização e coordenação: Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Comitê Técnico: Action Aid, Campe, Escola de Gente, Fórum Nacional de Educação Inclusiva, Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Mais Diferenças,  Undime, Unesco e Unicef.
Apoiadores: Action Aid, Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), Fresce (Fondo Regional de la Sociedad Civil para la Educación), FSM (Fundação SM), Campanha Global pela Educação, Fundação Volkswagen, Instituto Alana, Instituto C&A, Instituto Natura, Instituto Unibanco,  Unesco e Unicef.

SÃO PAULO – SP

Terça-feira, 23 de setembro, às 19h

Ensino Médio: desafios e oportunidades da educação inclusiva
Exibição do documentário Outro Olhar, seguido de debate sobre o tema com Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco e Rodrigo Hübner Mendes, superintendente e fundador do Instituto Rodrigo Mendes.

Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura – Avenida Paulista. 2073 – Conjunto Nacional

Confirme sua presença nesse evento.

Sexta-feira, 26 de setembro, das 14h às 18h

Diálogos sobre educação inclusiva. Realização de encontros para a discussão sobre políticas públicas educacionais, direitos humanos e o panorama da educação inclusiva no Brasil.

Local: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Av. da Universidade, 308, Butantã, São Paulo, SP)

14h15 – Educação inclusiva e direitos humanos
– Conrado Mendes, Professor-Doutor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
– Augusto Galery, coordenador do programa DIVERSA Pesquisa, psicólogo, mestre em administração, doutor em psicologia social (USP) e pesquisador em sociedade inclusiva.
– Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, mestre no tema “Gestão da Diversidade” pela FGV-SP, onde atua como professor.

16h – Educação inclusiva e o Plano Nacional de Educação: discutindo as articulações da educação especial nas metas e estratégias
– Rosângela Prieto é pedagoga, mestre em Educação Especial (UFSCAR) e doutora em Educação (USP), desenvolve pesquisas com ênfase em política educacional, educação especial e análise e avaliação de políticas públicas de educação especial.
– Liliane Garcez é mestre em Educação e assessora especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo
– Luiz Henrique de Paula Conceição é graduado em Psicologia (USP) e mestrando em Psicologia (USP). Atua no Instituto Rodrigo Mendes como pesquisador e coordenador do programa de formação em educação inclusiva.

Confirme sua presença nesse evento.

CAMPINAS – SP

Sábado, 27 de setembro, das 9h às 11h

Roda de Conversa “A qualidade do acesso à escola”, na Fundação Síndrome de Down.

Local: Rua José Antônio Marinho, 430, distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP

Os interessados em participar do evento podem fazer inscrição gratuita aqui.