A repórter Fernanda Honorato entrevistou o cantor e compositor Chico Buarque no começo de abril para o quadro Tietando, do Programa Especial. O programa, exibido na TV Brasil todos os sábados às 10h30, é dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência e leva ao público informações e entretenimento.
Fernanda é a primeira repórter com Síndrome de Down no país e assumiu o microfone no Programa Especial em 2006. No quadro Tietando, ela recebe celebridades que admira para um bate-papo e já conversou com diversas personalidades além do Chico Buarque, como a jornalista Marília Gabriela e o nadador Thiago Pereira.
A entrevista com Chico Buarque foi realizada na sede da equipe de futebol Polytheama, onde o cantor gosta de disputar partidas com os amigos. O nome original da equipe de Chico foi uma homenagem ao time de botão criado pelo cantor na infância, também chamado de Polytheama.
“O Polytheama é uma história interessante, porque era um time de botão”, conta Chico. “Nós éramos todos botões antigamente. Nós crescemos e viramos humanos e hoje jogamos futebol. Eu cresci um pouco, virei jogador, armei esse time aqui e arrumei esse lugarzinho aqui para jogarmos bola duas vezes por semana”.
O cantor aproveitou para conversar também sobre a importância do combate à discriminação. “Acho que esse preconceito contra pessoas com qualquer tipo de deficiência é ignorância, assim como todos os preconceitos. Então é importante que divulguemos que existem pessoas diferentes e temos que conviver com a diferença. Aprendemos também com as diferenças, né? E eu fico muito orgulho de ver você aqui no campinho, desempenhando seu papel como qualquer entrevistadora”, finaliza.
No ar desde março de 2004, o Programa Especial aborda assuntos como o mercado de trabalho, lazer, novos tratamentos, esporte e saúde, e usa recursos como janela de Libras, legendas em português e audiodescrição para ser totalmente acessível aos telespectadores. A conversa com Chico Buarque ainda não tem data para ir ao ar.