Um perfil de aprendizagem específico

Crianças com síndrome de Down não estão simplesmente atrasadas no seu desenvolvimento ou meramente com a necessidade de programas facilitados. Elas têm um perfil de aprendizagem específico com características fortes e fracas. Estar ciente dos fatores que facilitam e dos que inibem a aprendizagem permitirá à equipe planejar e implementar atividades significativas e relevantes. Isto […]

Avaliação

Para verificar em que etapa as crianças estão no seu aprendizado, como progrediram e para ajudar a planejar os passos futuros, é vital que o progresso e a performance sejam avaliados. No que se refere à avaliação, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem […]

O currículo

Para garantir que os alunos com síndrome de Down tenham acesso ao currículo, é possível que várias atividades e objetivos tenham que ser modificados e adaptados para o seu nível de compreensão e desenvolvimento. Embora isso possa significar que o aluno com síndrome de Down esteja trabalhando em um nível muito diferente dos seus colegas, […]

Relação com profissionais de apoio e terapeutas

A maioria dos estudantes com síndrome de Down estará sob o cuidado de outros profissionais e a equipe escolar precisará trabalhar de maneira próxima a eles para garantir os melhores benefícios. Esta equipe multidisciplinar varia em função das características específicas de cada criança, mas em geral poderá incluir: • Terapeutas de fala e linguagem (fonoaudiólogos) […]

Apoio

A maioria dos estudantes com síndrome de Down precisará, em algum momento, de apoio adicional, embora isso não signifique que será necessária uma equipe extra ou específica. Cada membro da equipe escolar deve estar familiarizado com as necessidades do aluno e ser capaz de trabalhar bem com elas, apoiando-o quando necessário. Outro tema importante em […]

Estrutura e Rotina

Crianças com síndrome de Down frequentemente apresentam períodos de concentração menores do que seus colegas. Também costumam ter mais dificuldade em processar diferentes demandas de uma vez (por exemplo: copiar e ouvir), o que inibe sua habilidade de concentração. Essas dificuldades são particularmente aparentes nos primeiros anos e muitas crianças pequenas podem se distrair facilmente, […]

Comportamento

Para qualquer criança, é muito mais fácil fazer progressos em áreas cognitivas quando já são capazes de se comportar e de interagir com os outros de uma maneira aceitável socialmente e de responder apropriadamente ao contexto imediato. Os primeiros objetivos da inclusão social para a criança com síndrome de Down na escola incluem: – Tornar-se […]

Inclusão de alunos com síndrome de Down no ensino fundamental

A entrada no ensino fundamental é um marco na vida de qualquer criança. Entram em cena desafios como o aprendizado de diversos conteúdos escolares e a convivência com colegas mais velhos na hora do lanche. As brincadeiras, tão presentes na educação infantil, começam a perder espaço à medida que a hora de estudar ganha importância. […]

Considerações contextuais e sistêmicas para a educação inclusiva

Susan Stainback (susanbrays@alltel.net) Professora Emeritus, Departamento de Educação, Universidade de Northern Iowa, EUA. Recebeu o grau de doutora nas áreas de Estudos das Necessidades Especiais e Pesquisa Educacional, na Universidade da Virginia, EUA. As salas de aula, assim como os professores e os alunos designados a ela, são únicas. Um modelo ou uma prática que […]

A produção textual de alunos com deficiência mental

Rita Vieira de Figueiredo (rvieira@ufc.br) Profa. (PhD). Faculdade de Educação – Universidade Federal do Ceará Adriana L. Limaverde Gomes (adrianalimaverde@terra.com.br) Profa. (Ms) Faculdade 7 de Setembro.Doutoranda em Educação – Universidade Federal do Ceará Resumo O presente trabalho analisa o processo de aquisição da linguagem escrita em alunos com deficiência mental. As reflexões e os dados […]