Compromisso dos pais ajuda educação inclusiva a avançar no Brasil

O jornal O Globo publicou nesta segunda-feira uma reportagem sobre os avanços e os desafios da educação inclusiva no Brasil. Laís Pimentel, que faz parte do grupo de discussão na internet RJDown, formado por pais de pessoas com síndrome de Down do Rio de Janeiro, falou sobre a luta para proporcionar uma educação de qualidade […]

Educação Infantil

A Educação Infantil é muito importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida vão interferir diretamente na sua trajetória escolar e no seu desenvolvimento futuro. A entrada da criança com síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais na educação infantil regular costuma trazer resultados muito positivos, […]

Interdição da Pessoa com Deficiência Intelectual – Tutela e Curatela

Autora: Maria Aparecida Gugel  Dúvidas mais freqüentes de pais de pessoas com deficiência intelectual da APAE-DF  Tutela O que é tutela? É um encargo atribuído pelo Juiz a uma pessoa que seja capaz de proteger, zelar, guardar, orientar, responsabilizar-se e administrar os bens de uma criança ou de um adolescente menor de 18 anos, cujos […]

Considerações contextuais e sistêmicas para a educação inclusiva

O artigo de Stainback trabalha com alguns conceitos importantíssimos da educação inclusiva. A autora inicia seu texto escrevendo sobre a função do professor nas salas de aula e a necessidade de todos os membros da instituição escolar se envolverem em um projeto de cooperação e respeito mútuo. Stainback também traz em seu artigo o tema do currículo. Ela […]

Coleção – A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar

A coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar” foi produzida pelo Ministério da Educação com o objetivo de contribuir para o debate sobre a inclusão na escola e contribuir para a formação dos professores que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Clique nos conteúdos abaixo para fazer o download dos fascículos. […]

Aparências diferentes? Talentos também

Trabalhar o tema identidade em uma turma de inclusão pode ser, à primeira vista, uma tarefa árdua. Como contribuir para que alunos que muitas vezes se sentem diferentes e que têm a auto-estima fragilizada por causa de suas limitações se valorizem? A solução para o problema é mais simples do que você pensa: identificar e […]

Meu filho estuda numa escola regular, mas não está aprendendo. Como estimulá-lo?

Se o seu filho está matriculado em uma escola regular e não está aprendendo, é tarefa da escola ajudar esta criança a enfrentar suas dificuldades. Muitas vezes as crianças não aprendem por não entenderem a forma como o conteúdo está sendo apresentado. É importante, portanto, apresentar os conteúdos de formas diversas. Isso certamente facilitará a […]

Devo colocar meu filho numa escola regular ou especial?

O movimento Down acredita na inclusão escolar. Dessa forma, a nossa orientação é que você coloque seu filho em uma escola regular. Apesar dos desafios que as escolas regulares enfrentam no processo de inclusão de crianças com algum tipo de comprometimento, acreditamos ser fundamental que estas crianças estejam interagindo com outras e sendo tratadas como […]

Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões

Prof. Dr. Miguel Lopez Melero – Universidade de Málaga – Espanha Deliberações Iniciais Quando fui convidado a participar do “Creating a Border Pedagogy”, relacionado com a cultura da diversidade na escola, pensei que seria uma boa ocasião para escrever algo breve sobre a importância da educação intercultural hoje em dia. Por isso, o objetivo deste […]

O Acompanhamento Terapêutico na Inclusão Escolar

Por: Camille Gavioli, Flávia Ranoya e Renata Abbamonte Iremos discorrer sobre a prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) realizado com uma criança com necessidades educacionais especiais, em uma escola da rede privada de ensino. O AT é um dispositivo clínico que tem sido cada vez mais usual nas escolas, principalmente na rede particular de ensino e […]