Movimento Down http://www.movimentodown.org.br/ Informação e qualidade de vida para pessoas com síndrome de Down. Tue, 22 Oct 2024 17:40:57 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0 Novo Guia Saúde das Pessoas com Síndrome de Down http://www.movimentodown.org.br/2024/10/novo-guia-saude-das-pessoas-com-sindrome-de-down/ http://www.movimentodown.org.br/2024/10/novo-guia-saude-das-pessoas-com-sindrome-de-down/#respond Tue, 22 Oct 2024 17:40:55 +0000 http://www.movimentodown.org.br/?p=14123 A Fiocruz lançou um Guia sobre a saúde das pessoas com Síndrome de Down, que traz os principais cuidados à saúde durante diferentes fases do desenvolvimentoda pessoa com síndrome de Down. O guia reúne iniciativas, em Linguagem Simples, para formar agentes de saúde e melhorar os serviços de saúde, entre outras informações. Elaborado pela pediatra […]

O post Novo Guia Saúde das Pessoas com Síndrome de Down apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
Saude_Pessoa_sindrome_Down-1
capa do guia - 3 jovens com sindrome de down

A Fiocruz lançou um Guia sobre a saúde das pessoas com Síndrome de Down,
que traz os principais cuidados à saúde durante diferentes fases do desenvolvimento
da pessoa com síndrome de Down.

O guia reúne iniciativas, em Linguagem Simples, para formar agentes de saúde
e melhorar os serviços de saúde, entre outras informações.

Elaborado pela pediatra especialista em Síndrome de Down, Dra. Ana Claudia Brandão,
o guia é um esforço coletivo com a participação de várias instituições e pessoas,
inclusive o Movimento Down e a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

O trabalho faz parte da pesquisa “Pessoas com deficiência (PcD) em territórios vulnerabilizados
e abordagens intersecionais: diálogos e propostas para a efetivação do direito à saúde”,
apoiada pelo PMA/VPPCB/Fiocruz.

O guia também recebeu apoio do “Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico
e Tecnológico Aplicado à Saúde Pública”, da ENSP/Fiocruz.

O post Novo Guia Saúde das Pessoas com Síndrome de Down apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2024/10/novo-guia-saude-das-pessoas-com-sindrome-de-down/feed/ 0
Campanhas do Dia Internacional da Síndrome de Down da Coordown – mais de 10 anos de história e quase 100 prêmios http://www.movimentodown.org.br/2024/03/campanhas-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-da-coordown-mais-de-10-anos-de-historia-e-quase-100-premios/ http://www.movimentodown.org.br/2024/03/campanhas-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-da-coordown-mais-de-10-anos-de-historia-e-quase-100-premios/#respond Mon, 18 Mar 2024 16:25:17 +0000 https://www.movimentodown.org.br/?p=14110 Por Patricia Almeida A campanha pelo Dia Internacional da Síndrome de Down da organização italiana Coordown deste ano está batendo todos os recordes. Antes mesmo do dia 21 de março chegar, o vídeo já ganhou milhões de likes e compartilhamentos no TikTok, Twitter, Instagram, YouTube, Facebook e grupos de troca de mensagens. Para além de, […]

O post Campanhas do Dia Internacional da Síndrome de Down da Coordown – mais de 10 anos de história e quase 100 prêmios apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
Por Patricia Almeida

A campanha pelo Dia Internacional da Síndrome de Down da organização italiana Coordown deste ano está batendo todos os recordes. Antes mesmo do dia 21 de março chegar, o vídeo já ganhou milhões de likes e compartilhamentos no TikTok, Twitter, Instagram, YouTube, Facebook e grupos de troca de mensagens.

Para além de, como todos os anos, marcar a data promovendo a inclusão das pessoas com síndrome de Down, o filme “Assuma que eu Posso” passa uma mensagem universal. A chamada “profecia autorealizável” nos faz ver o quanto a nossa própria expectativa – alta ou baixa – pode influenciar a realidade.

“Assuma que eu posso” é estrelado pela atriz canadense Madison Tevlin, que atuou no filme Champions, estrelado por Woody Harrelson e dirigido por Bobby Farrelly.

Saiba mais sobre a campanha: https://www.movimentodown.org.br/2024/03/assuma-que-eu-posso/

@coordown

Remember the stars of the CoorDown campaigns for World Down Syndrome Day? Guess who’s next? Stay tuned! #WDSD24 #WorldDownSyndromeDay #EndTheStereotypes

♬ suono originale – CoorDown

Há mais de 10 anos a CoorDown, em colaboração com os criativos Luca Lorenzini e Luca Pannese e as agências de publicidade Small New York, Saatchi e Saatchi, Publicis OneTeam e FCB México, criam vídeos inovadores e ousados para o Dia Internacional da Síndrome de Down. As campanhas são sempre supervisionadas pela vice-presidente e responsável pela comunicação da Coordown, Martina Fuga.

O Movimento Down colabora com a elaboração e tradução e compartilhamento dos vídeos da Coordown.

Além da onda de conscientização, as campanhas já receberam quase cem prêmios – dezenas de Leões, incluindo 9 de ouro, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, D&AD Awards, ADCI Awards e New York Festival, entre outros (Veja relação abaixo).

Luca Lorenzini, Martina Fuga e Luca Pannese segurando o prêmio.

Os temas variam – inclusão na educação, no trabalho, na vida amorosa. Vários deles chamam atenção diretamente para o combate ao capacitismo.

Em 2014 veio o primeiro hit global. Dear Future Mum – Querida Futura Mamãe – teve mais de 8 milhões de visualizações só no Youtube da Coordown. O vídeo é utilizado por associações de todo mundo para o acolhimento de famílias que esperam um bebê com síndrome de Down.

Além de muita popularidade e prêmios – incluindo 6 Leões em Cannes 2014, Querida Futura Mamãe causou polêmica na França.

O Conselho de Estado francês proibiu a veiculação do filme na TV aberta, alegando que poderia incomodar mulheres que tivessem interrompido a gravidez de fetos com síndrome de Down ou tivessem intenção de fazê-lo.

“A decisão de banir o vídeo da televisão francesa foi tomada a partir de duas denúncias de mulheres que interromperam a gravidez após serem informadas de que seus bebês tinham síndrome de Down. Segundo relatado, as mulheres acharam o vídeo confrontador, pois as pessoas com síndrome de Down estavam ‘felizes demais’.

Isso é irônico. Um dos principais objetivos do vídeo, que foi baseado em um e-mail real recebido pela Coordown de uma mulher que tinha descoberto que estava grávida de uma criança com síndrome de Down, era justamente desafiar estereótipos ultrapassados associados à síndrome de Down: mostrar que as pessoas com síndrome de Down hoje podem levar vidas significativas e felizes”, escreveu a advogada australiana Catia Malaquias.

Pois é, a luta contra o capacitismo incomoda. Esperamos que este ano ninguém tenha se sentindo “confrontado” por ter ouvido a atriz Madison Tevlin falado palavrão…

Veja as campanhas da Coordown pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.

2023 Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive – Desculpas Ridículas para não incluir

No ano passado, Ridiculous Excuses falava das desculpas que costumam ser ouvidas para não incluir pessoas com síndrome de Down no dia a dia.

2022 Just The Two Of Us – Só nós dois

Em 2022 a temática foi sobre privacidade e relacionamentos amorosos.

2021 The Hiring Chain – A Corrente da Contratação

Em 2021 The Hiring Chain trouxe o ícone Sting para cantar a musiquinha “chiclete”. A campanha ajudou na contratação de pessoas com síndrome de Down em todo mundo.

2019 Reasons to Celebrate – Razões para celebrar

Em 2019, numa superprodução, o filme elenca as várias celebrações marcadas para o dia 21 de março e como ninguém deve ser deixado para trás.

2018 Lea Goes To School – Lea vai à escola

Em 2018, uma animação provoca aqueles que (ainda) acham que estudantes com síndrome de Down devem ir para escolas diferentes de quem não tem síndrome de Down.

2017 Not Special Needs – Não é especial

Outra campanha muito popular foi a de 2017. Quem não se lembra do gatinho fazendo massagem?

Leia mais sobre a campanha Not Special Needs

2016 How Do You See Me? – Como você me vê?

Em Como você me vê? Uma mulher com síndrome d Down questiona a maneira como os outros a vêem e como ela se vê.

2015 The Special Proposal – A proposta especial

A Proposta Especial, de 2015, encantou os corações apaixonados e quebrou o esteriótipo de que pessoas com síndrome de Down não podem se casar, ou morar juntas sem se casar. Mais de 6 milhões no YouTube.

2014 Dear Future Mom – Querida Futura Mamãe

Baseada nas perguntas de uma carta de uma mulher grávida com um bebê com síndrome de Down, várias pessoas com síndrome de Down respondem como poderá ser sua vida no vídeo Querida Futura Mamãe.

2013 Give me more voice – Me dê mais voz

No vídeo de 2013, pessoas com síndrome de Down pediram a celebridades para emprestar suas vozes para que fossem mais ouvidas.

2012 CoorDown Project – Integration Day – Dia da integração

No dia da integração, personagens de comerciais conhecidos do público foram substituídos por pessoas com síndrome de Down.

Prêmios recebidos pelos criadores das campanhas da Coordown:

  1. EUROBEST- 2023 Grand Prix for Good “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  2. EUROBEST- 2023 Gold – Social and Influencer (Co-creation and User Generated Content) Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  3. EUROBEST- 2023 Bronze – Social and Influencer (Social Behaviour) “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  4. EUROBEST- 2023 Bronze – Healthcare (Non-profit / Foundation-led Education & Awareness) “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  5. LIA – 2023 Gold – Use of Social Media & Influencers – Public Service/Charity/NGO “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  6. LIA – 2023 Silver – Use of Social Media & Influencers – Use of TikTok “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  7. LIA – 2023 Silver – Health and Wellness – Public Service/Charity/NGO “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  8. LIA – 2023 Silver – Digital – Public Service/Charity/NGO “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  9. ADCI AWARDS – 2023 Gold – Health – Awarness & Advocacy “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
  10. ADCI AWARDS – 2023 Gold – Social & Influencer – Digital Campaign No Profit “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
  11. ADCI AWARDS – 2023 Gold – Film – Altri Schermi No Profit “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
  12. ADCI AWARDS – 2023 Gold – Film Craft – Regia “Coordown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  13. ADCI AWARDS – 2023 Silver – Promo & Direct – Social Media Driven “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
  14. ADCI AWARDS – 2023 Silver – Promo & Direct – Direct Marketing Social Media “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
  15. ADCI AWARDS – 2023 Silver – Social & Influencer – Digital Social Campaign No profit “Coordown – Ridiculous Excuses not to be inclusive”
  16. CANNES LIONS – 2023 Silver – Social & Influencer – Brand Storytelling “CoorDown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  17. ANDY AWARDS – 2023 Gold (Idea) “CoorDown – Ridiculous Excuses Not To Be Inclusive”
  18. ADCI – 2022 Bronze (Healthcare – Awareness and Advocacy) “CoorDown – Just The Two Of Us”
  19. LIA – 2022 Silver – Health & Wellness – Public Service/Social Responsibility “Coordown – Just The Two Of Us”
  20. CANNES LIONS – 2022 Bronze (Health and Wellness – Fundraising and Advocacy – Film ) “CoorDown – Just The Two Of Us”
  21. D&AD – 2022 Wood Pencil – (Film – Health and Wellbeing) “CoorDown – Just The Two Of Us”
  22. CLIO AWARDS – 2022 Bronze – Film – Public Service “Coordown – The Hiring Chain”
  23. CLIO AWARDS – 2022 Bronze – Film Craft – Music | Original “Coordown – The Hiring Chain.”
  24. EUROBEST – 2021 Gold – FILM CRAFT – Use of Original Music “Coordown – The Hiring Chain”
  25. EUROBEST – 2021 Bronze – FILM CRAFT – Direction “Coordown – The Hiring Chain”
  26. EUROBEST – 2021 Bronze – HEALTHCARE – Non-profit, Education, Awareness “Coordown – The Hiring Chain”
  27. EUROBEST – 2021 Bronze – FILM – Not-for-profit, Charity “Coordown – The Hiring Chain”
  28. EPICA AWARDS – 2021 Bronze – Public Interest – Health and Safety “CoorDown – The Hiring Chain”
  29. LIA – 2021 Gold – Health & Wellness – Craft: Direction “Coordown – The Hiring Chain”
  30. LIA – 2021 Gold – Health & Wellness – Craft: Editing “Coordown – The Hiring Chain”
  31. LIA – 2021 Gold – Online Film: Public Service/NGO/Charities “Coordown – The Hiring Chain”
  32. LIA – 2021 Silver – Health & Wellness: Social Responsibility/Awareness “Coordown – The Hiring Chain”
  33. LIA – 2021 Silver – Health & Wellness – Craft: Music & Sound Design “Coordown – The Hiring Chain”
  34. LIA – 2021 Silver – Music & Sound: Music Original – Song “Coordown – The Hiring Chain
  35. ADCI AWARDS – 2021 SMALL – Agency of the year
  36. ADCI AWARDS – 2021 Grand Prix for Good “Coordown – The Hiring Chain”
  37. ADCI AWARDS – 2021 “Equal” Special Award “Coordown – The Hiring Chain”
  38. ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Digital & Mobile – Digital Campaign No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
  39. ADCI AWARDS – 2021 Gold – (PR – Campagna PR No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
  40. ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Direct – Digital and Social Media No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
  41. ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Promo & Activation – Digital and Social Media No Profit) “Coordown – The Hiring Chain
  42. ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Industry Craft – Sound & Music) “Coordown – The Hiring Chain”
  43. ADCI AWARDS – 2021 Gold – (Film – Altri Schermi No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
  44. ADCI AWARDS – 2021 Silver – (Film – TV e Cinema No Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
  45. CRESTA AWARDS – 2021 Grand Prix – (Moving Image – TV or Cinema Commercial over 60 seconds) “Coordown – The Hiring Chain”
  46. CRESTA AWARDS – 2021 Grand Prix – (Film Craft – Use of Music) “Coordown – The Hiring Chain”
  47. THE SHARK AWARDS Gold – (Music and sound craft – Best Original Music) “Coordown – The Hiring Chain”
  48. NEW YORK FESTIVAL – 2021 Gold – (Positive World Impact – Human Rights: Charity/Non-Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
  49. NEW YORK FESTIVAL – 2021 Gold – (Film Craft – Best Original Music) “Coordown – The Hiring Chain”
  50. NEW YORK FESTIVAL – 2021 Silver – (Best Use of Film – Social/Environmental Good: Charity/Non-Profit) “Coordown – The Hiring Chain”
  51. CANNES LIONS – 2021 Silver (Film – Not-for-profit/Charity/Government) “CoorDown – The Hiring Chain”
  52. CANNES LIONS – 2021 Bronze (Health & Wellness – Fundraising & Advocacy/Film) “CoorDown – The Hiring Chain”
  53. ADC Awards – 2021 Bronze (Advertising: Television / Film / Online Video / Online – Single) “CoorDown – The Hiring Chain”
  54. D&AD – 2021 Graphite Pencil – (Film – Social Commercials over 30 seconds) “CoorDown – The Hiring Chain”
  55. D&AD – 2021 Wood Pencil – (Sound Design and Use of Music – Original Composition) “CoorDown – The Hiring Chain”
  56. LIA – 2017 Bronze (Health and Wellness – Education and Services) “CoorDown – Not Special Needs”
  57. CLIO – 2017 Bronze (Public Service – Film) “CoorDown – Not Special Needs”
  58. CLIO HEALTH – 2016 Bronze (Health and Wellness – Film) “CoorDown – How Do You See Me?”
  59. ADCOLOR – 2016 Ad of the year “CoorDown – How Do You See Me?”
  60. CANNES LIONS – 2016 Bronze (Health and Wellness – Fundraising and Advocacy) “CoorDown – How Do You See Me?”
  61. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2015 Bronze (Cyber – Viral Non Profit) “CoorDown – The Special Proposal”
  62. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2015 Bronze (Promo and Activation – Digital and Social Media Non Profit) “CoorDown – The Special Proposal”
  63. CANNES LIONS – 2015 Bronze (Promo & Activation – Public Health & Safety & Public Awareness Messages) “CoorDown – The Special Proposal”
  64. INTERCONTINENTAL ADVERTISING CUP – 2015 The Cup (Most Insightful Idea) “CoorDown – Dear Future Mom”
  65. EUROBEST – 2014 Bronze (Film – Public Service Messages and Charities) “CoorDown – Dear Future Mom”
  66. ADC*E – 2014 Gold (Film & Radio – Public Service and Charity) “CoorDown – Dear Future Mom” ADC*E – 2014 Silver (Integration and Innovation – Creative Strategy) “CoorDown – Dear Future Mom”
  67. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Grand Prix (Social – Classic Media) “CoorDown – Dear Future Mom”
  68. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Gold (Social – Classic Media) “CoorDown – Dear Future Mom”
  69. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Gold (Social – Other Media) “CoorDown – Dear Future Mom”
  70. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Gold (Social – Digital Media) “CoorDown – Dear Future Mom”
  71. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2014 Bronze (Crafting) “CoorDown – Dear Future Mom”
  72. CANNES LIONS – 2014 Gold (Direct – Digital & Social Response) “CoorDown – Dear Future Mom”
  73. CANNES LIONS – 2014 Gold (Direct – Public Awarness Messages) “CoorDown – Dear Future Mom”
  74. CANNES LIONS – 2014 Silver (Direct – Best Low Budget Campaign) “CoorDown – Dear Future Mom”
  75. CANNES LIONS – 2014 Silver (Promo & Activation – Public Awarness Messages) “CoorDown – Dear Future Mom”
  76. CANNES LIONS – 2014 Silver (Cyber – Social Video) “CoorDown – Dear Future Mom”
  77. CANNES LIONS – 2014 Bronze (Films – Public Awareness Messages) “CoorDown – Dear Future Mom”
  78. LIA – 2014 Bronze (Non-Traditional) “CoorDown – Dear Future Mom”
  79. INTERCONTINENTAL ADVERTISING CUP – 2014 The Cup (Best of Social Engagements) “CoorDown – Integration Day”
  80. INTERCONTINENTAL ADVERTISING CUP – 2014 The Cup (Best of Campaign) “CoorDown – Integration Day”
  81. INTERCONTINENTAL ADVERTISING CUP – 2014 The Cup (Best of Strategy) “CoorDown – Integration Day”
  82. CANNES LIONS – 2013 Silver (Promo & Activation – Best use of social media) “CoorDown – #DammiPiùVoce
  83. CANNES LIONS – 2013 Bronze (Promo & Activation – Charities) “CoorDown – #DammiPiùVoce”
  84. CANNES LIONS – 2013 Bronze (Promo & Activation – Best use of Social Media) “CoorDown – #DammiPiùVoce”
  85. ADC*E – 2013 Grand Prix (New use of media) “CoorDown – Integration Day”
  86. ADC*E – 2013 Gold (New use of media) “CoorDown – Integration Day”
  87. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2013 Grand Prix (Social – Integrated) “CoorDown – Integration Day”
  88. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2013 Gold (Social – Integrated) “CoorDown – Integration Day.”
  89. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2013 Gold (Social – Film) “CoorDown – Integration Day.”
  90. ADCI – ART DIRECTORS CLUB ITALIA – 2013 Gold (Social – Print) “CoorDown – Integration Day.”
  91. CANNES LIONS – 2012 Gold (Promo & Activation – Best use of Broadcast) “CoorDown – Integration Day.”
  92. CANNES LIONS – 2012 Gold (Direct – Best Integrated Campaign) “CoorDown – Integration Day.”
  93. CANNES LIONS – 2012 Gold (Direct – Public Awarness Messages) “CoorDown – Integration Day
  94. CANNES LIONS – 2012 Gold (PR – Best use of Broadcast) “CoorDown – Integration Day.”
  95. CANNES LIONS – 2012 Gold (PR – Charity and Not for Profit) “CoorDown – Integration Day.”
  96. CANNES LIONS – 2012 Gold (Media – Public Awarness Messages) “CoorDown – Integration Day.”
  97. CANNES LIONS – 2012 Gold (Film – Public Awarness Messages) “CoorDown – Integration Day.”
  98. CANNES LIONS – 2012 Bronze (Titanium and Integrated) “CoorDown – Integration Day.”
https://cdn.iubenda.com/cookie_solution/empty.html

O post Campanhas do Dia Internacional da Síndrome de Down da Coordown – mais de 10 anos de história e quase 100 prêmios apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2024/03/campanhas-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-da-coordown-mais-de-10-anos-de-historia-e-quase-100-premios/feed/ 0
Dia Internacional da Síndrome de Down na escola – como falar sobre o assunto? http://www.movimentodown.org.br/2024/03/dia-internacional-da-sindrome-de-down-na-escola-como-falar-sobre-o-assunto/ http://www.movimentodown.org.br/2024/03/dia-internacional-da-sindrome-de-down-na-escola-como-falar-sobre-o-assunto/#respond Sat, 16 Mar 2024 01:50:14 +0000 https://www.movimentodown.org.br/?p=14098 HOJEé oDIA MUNDIAL DASÍNDROME DE DOWN Síndrome de Down (ou trissomia do 21) é uma condição na qual a pessoa tem um cromossomo extra. Cromossomos são os “pacotes” de genes do nosso corpo. Eles determinam como o nosso corpo se forma e como ele funciona a medida que cresce. Os cromossomos funcionam como se fossem […]

O post Dia Internacional da Síndrome de Down na escola – como falar sobre o assunto? apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
chega de rotulos menina ri

HOJE
é o
DIA MUNDIAL DA
SÍNDROME DE DOWN

Síndrome de Down

(ou trissomia do 21)

é uma condição na

qual a pessoa tem um

cromossomo extra.

Cromossomos são os

“pacotes” de genes do nosso

corpo.

Eles determinam como o nosso

corpo se forma e como ele

funciona a medida que cresce.

Os cromossomos funcionam

como se fossem um manual de

instruções.

Por volta de 1 em cada 800 bebês nascem com
síndrome de Down.
Cada pessoa com síndrome de Down é diferente entre si.

Você sabe

o que é um

Rótulo?

Um Rótulo é uma idéia pré-definida

que as pessoas têm

sobre alguém ou algo.

Eles são sempre

imprecisos

ou simplesmente errados!

Rótulos são sempre

prejudiciais porque

eles impedem

que sejamos tratados

como indivíduos.

Hoje todos nós estamos

usando nossas meias preferidas.

Você consegue encontrar

alguém que esteja usando

meias exatamente iguais às

suas?

Como você

acha que suas

meias são

parecidas?

Vocês

tem

algo em

comum?

Você consegue

achar algo

que vocês

não

tem em

comum?

Ter meias que são parecidas

faz com que vocês sejam

iguais entre si?

Pessoas são todas diferentes.

Rótulos que dizem

que um grupo de pessoas

são iguais de

alguma maneira,

são inúteis e

podem ser prejudiciais

Conheça o

meu eu

verdadeiro

Você consegue ver

algum Rótulo

aqui?

Que tipo

de estórias

você

gosta?

A seguir contamos quatro estórias

baseadas em fatos que acontecem

na vida real.

O que

você

acha?

1 –

Os pais de José estão planejando

para ele uma festa de aniversário

com muita música e dança.

Eles vão convidar todas as crianças

da classe de José.

Uma das crianças da classe, Marta,

tem síndrome de Down.

Os pais de José acham que Marta

não gosta de música alta. Eles então

decidem que é melhor não

convidar Marta para a festa.

E se eles soubessem….

Marta adora ouvir música alta e

dançar por toda a casa com seu irmão e irmã.

Ela quer ter uma banda de rock quando ela crescer,

2 –

Paulo trabalha no zoológico. Ele vai

levar alguns animais para a escola para

ensinar as crianças sobre como cuidar

dos animais. Quando as crianças

apareceram no corredor, Paulo viu

um menino com síndrome de Down

chamado Pedro. Paulo acha que Pedro

não é capaz de ficar parado e

poderia incomodar os animais.

Paulo solicitou que Pedro

fique sentado com sua professora no

fundo da sala.

E se Paulo soubesse…

A família de Pedro tem vários animais de estimação.

Pedro é o responsável por alimentar todos eles.

3 –

A classe vai realizar um experimento para

aprender o que acontece com a água quando

ela está quente ou fria. A professora solicita

às crianças para formarem duplas e fazer

algumas atividades. Maria e Luiza querem

trabalhar juntas. Luiza tem síndrome de Down.

A professora acredita que Luiza vai

achar a atividade muito difícil , então ela

dá uma folha para Luiza colorir ao invés

de fazer a atividade, e fala para Maria

se juntar a um outro grupo.

E se a professora soubesse…

Maria está muito interessada nesta atividade

e gostaria de ter

tentado.

4 –

É hora de brincar e as crianças estão

todas no pátio. Algumas crianças

resolvem jogar futebol. Samuel gostaria

de jogar também. Samuel tem

deficiência intelectual e necessita uma

ajuda extra para o seu aprendizado.

As crianças acham que Samuel não

entenderia as regras do jogo,

então eles não deixam que

Samuel jogue futebol com eles.

E se as crianças soubessem…

Samuel joga futebol com seus

primos toda semana.

E eles também adoram assistir

o time favorito jogar

quando passa na televisão.

Com quem você

conversa se você

se sente infeliz?

O que você

faz se vê

uma outra

pessoa sendo

mal tratada?

Você pode ajudar:

CHEGA

DE

RÓTULOS!

Tradução: Ana Claudia Brandão

Baixe o PDF

O post Dia Internacional da Síndrome de Down na escola – como falar sobre o assunto? apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2024/03/dia-internacional-da-sindrome-de-down-na-escola-como-falar-sobre-o-assunto/feed/ 0
Guia do tema do Dia Internacional da Síndrome de Down 2024 – Chega de Rótulos http://www.movimentodown.org.br/2024/03/guia-do-tema-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-2024-chega-de-rotulos/ http://www.movimentodown.org.br/2024/03/guia-do-tema-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-2024-chega-de-rotulos/#respond Sat, 16 Mar 2024 00:38:04 +0000 https://www.movimentodown.org.br/?p=14093 Guia do TemaChega de Rótulos! Estamos felizes em compartilhar o temaglobal para o Dia Mundial da Síndrome deDown de 2024.Esta é a mensagem que estamos pedindoaos apoiadores que compartilhem no mundotodo no dia 21 de março.O tema para 2024:Para o Dia Mundial da Síndrome de Down de2024 nós chamamos todas as pessoas domundo pelo CHEGA […]

O post Guia do tema do Dia Internacional da Síndrome de Down 2024 – Chega de Rótulos apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>

Guia do Tema
Chega de Rótulos!

Estamos felizes em compartilhar o tema
global para o Dia Mundial da Síndrome de
Down de 2024.
Esta é a mensagem que estamos pedindo
aos apoiadores que compartilhem no mundo
todo no dia 21 de março.
O tema para 2024:
Para o Dia Mundial da Síndrome de Down de
2024 nós chamamos todas as pessoas do
mundo pelo CHEGA DE RÓTULOS!

O que é um Rótulo?
Juntem-se a nós no
21 de março de 2024
DIA
MUNDIAL
DA SÍNDROME DE DOWN
DIA
MUNDIAL
DA SÍNDROME DE DOWN
Um rótulo é uma idéia pré-definida que as
pessoas têm sobre como alguém é.
Os rótulos podem ser positivos, negativos
ou neutros, mas geralmente são
imprecisos ou simplesmente errados!
Os rótulos são baseados em informações
limitadas ou experiência pessoal. Eles
podem ser reforçados pelo jeito de como
algo é representado na mídia ou por
organizações culturais.
Uma vez formado, um rótulo dificilmente
pode ser mudado.

Rótulos não são bons!
Os rótulos que nos dão impedem de
sermos tratados como as outras pessoas.
Somos tratados como crianças,
subestimados e excluídos.
Às vezes somos muito desrespeitados ou
mesmo sofremos abusos.
Vamos compartilhar exemplos reais de
como os rótulos podem prejudicar
pessoas que têm síndrome de Down e
deficiência intelectual.
Esperamos que você compartilhe seus
exemplos com nós também.

As pessoas são todas diferentes.
Cada pessoa com síndrome de Down é
diferente.
Cada pessoa com deficiência intelectual é
diferente.
Nem todos agimos da mesma maneira ou
gostamos das mesmas coisas.
Cada um de nós tem a sua identidade
individual, interesses, preferências, dons e
talentos, assim como todo mundo.
Ter síndrome de Down ou deficiência
intelectual é apenas uma parte de quem
somos!
Nós somos pessoas. Por favor, trate-
nos como pessoas

Juntem-se a nós no
21 de março de 2024
DIA
DA SÍNDROME DE DOWN
DIA
MUNDIAL
DA SÍNDROME DE DOWN
Juntem-se a nós!
Juntem-se a nós no Dia Mundial da
Síndrome de Down, 21 de março de
2024 para acabar com os estereótipos.
Acompanhe o Dia Mundial da
Síndrome de Down nas redes sociais:
•Facebook @WorldDSDay
•X @WorldDSDay
•Instagram WorldDownSyndromeDay
Compartilhe sua mensagem nas redes
sociais usando:

ChegaDeRótulos

EndTheStereotypes

O Dia Mundial da síndrome de Down, 21 de março, é um dia
de conscientização global que foi oficialmente instituído
pelas Nações Unidas em 2012.
Neste dia, a comunidade global da síndrome de Down se une
para criar uma única voz global defendendo os direitos,
inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
Visite worlddownsyndromeday.org para saber mais.
O site do Dia Mundial da Síndrome de Down e as atividades
associadas são coordenadas pela Down Syndrome
International em colaboração com a National Down
Syndrome Society e a Down’s Syndrome Association.

Tradução Ana Claudia Brandão

Baixe o PDF

O post Guia do tema do Dia Internacional da Síndrome de Down 2024 – Chega de Rótulos apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2024/03/guia-do-tema-do-dia-internacional-da-sindrome-de-down-2024-chega-de-rotulos/feed/ 0
Assuma que eu posso http://www.movimentodown.org.br/2024/03/assuma-que-eu-posso/ http://www.movimentodown.org.br/2024/03/assuma-que-eu-posso/#respond Thu, 14 Mar 2024 16:38:02 +0000 https://www.movimentodown.org.br/?p=14083 21 DE MARÇO DE 2024 – DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN “ASSUMA QUE EU POSSO” Acabar com os estereótipos e as baixas expectativas é a ação concreta Cada um de nós pode colaborar para construir a verdadeira inclusão.Para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2024, a CoorDown apresenta ASSUMA QUE EU POSSO, a […]

O post Assuma que eu posso apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>

21 DE MARÇO DE 2024DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

“ASSUMA QUE EU POSSO”

Acabar com os estereótipos e as baixas expectativas é a ação concreta

Cada um de nós pode colaborar para construir a verdadeira inclusão.
Para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2024, a CoorDown apresenta ASSUMA QUE EU POSSO, a campanha internacional de conscientização criada em colaboração com a agência SMALL, com sede em Nova York.

Uma jovem com síndrome de Down desafia as baixas expectativas que os outros têm dela e propõe uma inversão de perspectiva: na escola, no trabalho, em casa e em sua comunidade.

Este ano também estamos perguntando às pessoas que têm síndrome de Down em todo o mundo

compartilhar como suposições baseadas em estereótipos negativos podem tê-los afetado.

Veja o texto do filme em português:

Tradução Patricia Almeida

Apoio: Movimento Down

ASSUMA QUE EU POSSO

Oi moça,

você assume que eu não posso tomar margarita

daí, você não me serve uma margarita

então, eu não tomo a margarita.

Sua crença se torna realidade.

E pais,

vocês assumem que eu não sou capaz de morar sozinha

daí, vocês não me incentivam a morar sozinha

então eu não moro sozinha.

Treinador,

você assume que eu não sou capaz de bater

e treinador, você assume que eu não sou capaz bater mais forte

daí, você não me treina para bater forte

então eu não bato forte.

E professor,

você assume que eu não sou capaz aprender Shakespeare

daí, você não me ensina Shakespeare…

Seu Lobato tinha uma fazenda…

Então… Não aprendo Shakespeare…

… IA – IA – Ô

Mas sabe, se todas as suas crenças se tornarem realidade…

Então assuma que eu posso tomar uma margarita

daí você me serve uma margarita

então eu tomo a margarita.

Assuma que eu sou capaz morar sozinha

então, eu moro sozinha.

Assuma que eu sou capaz de bater mais forte

então eu bato mais forte.

Assuma que eu sou capaz de aprender Shakespeare

então… “Que tolos são esses mortais”

eu aprendo a porra do Shakespeare!

Você achava que eu não era capaz de xingar, né?

Assuma que eu sou capaz de trabalhar

que eu sou capaz de ir a festas

que eu sou capaz de transar

que eu sou capaz de estar no palco

Assuma que eu sou capaz,

então talvez eu seja capaz.

TikTok https://www.tiktok.com/@coordown/video/7346227454698065184?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7161008944637429254

YouTube:

No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março de 2024, a CoorDown – Coordenação Nacional das Associações de Pessoas com Síndrome de Down da Itália – está lançando a campanha internacional de conscientização “ASSUMA QUE EU POSSO” para convocar todos a acabarem com o preconceito e apoiarem o potencial concreto de cada pessoa que tem síndrome de Down.

Estereótipos, preconceitos e baixas expectativas afetam fortemente todos os aspectos da vida das pessoas com deficiência intelectual: representam uma fronteira muitas vezes intransponível que limita suas ambições; suas oportunidades na escola, no trabalho, nos esportes, em suas comunidades, amizades e relacionamentos amorosos.

Descobri que na psicologia existe um conceito chamado ‘profecia autorrealizável’, pelo qual um professor que pensa que um aluno não pode entender agiria de acordo e, portanto, não ensina o aluno. E prontoi: a profecia se auto-realiza. Mas, na minha opinião, não há conceitos difíceis ou fáceis, há sempre uma maneira simples de explicar as coisas. Se eu pensar em todas as coisas que não foram explicadas e ensinadas para mim, eu fico com raiva. Estas são as palavras proferidas por Marta Sodano, uma italiana de 29 anos com síndrome de Down, durante a Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down nas Nações Unidas para descrever os obstáculos que ela teve que superar em sua experiência escolar.

A profecia autorrealizável é um conceito sociológico e psicológico, descrito pela primeira vez em 1948 pelo sociólogo norte-americano Robert K. Merton, ilustrando como as suposições e expectativas das pessoas afetam os eventos a tal ponto que a profecia inicial se torna realidade. Não se trata, portanto, de meras ações abstratas inconsequentes, mas de um processo mental que é realmente propício à criação de uma situação que tem efeitos tangíveis na vida e afeta as circunstâncias sociais.

Isto, e as palavras de Marta Sodano, inspiraram o filme “ASSUMA QUE EU POSSO”. A protagonista, uma jovem com síndrome de Down, desafia as baixas expectativas que os outros têm dela e propõe uma inversão de perspectiva: inicialmente os que estão ao redor acreditam que ela não pode beber um coquetel, ser boxeadora, estudar Shakespeare, morar sozinha, alcançar objetivos importantes. Então, no meio do filme, há uma reviravolta: o protagonista convida o espectador, e a sociedade em geral, a pensar fora da caixa e usar a profecia autorrealizável positivamente: se você acredita em mim, se confia em mim, você pode ter um impacto positivo, e então, talvez, eu alcance objetivos, mesmo inesperados.


Se um professor acredita que seus alunos podem aprender, os desafia e encontra as estratégias certas para ensinar sua matéria, muito provavelmente ele vai aprender. Se um pai apoia e acredita em seu filho e lhe oferece uma riqueza de experiências e lhe dá a capacidade de fazer suas próprias escolhas, então seu filho tem mais chances de ter sucesso em qualquer coisa que ele tenha definido sua mente. Da mesma forma, se um empregador ou colega de trabalho acredita que um colega que tem síndrome de Down pode realizar uma tarefa que a princípio pode parecer complicada e cria o ambiente certo para que o ensino e a aprendizagem ocorram, então talvez eles a dominem. É uma mudança profunda de consciência que vai além de denunciar direitos negados, chamando à ação qualquer um que deseje lutar ativamente para realizar a verdadeira inclusão para todos.

A campanha internacional começou com a CoorDown na Itália, mas conta com a contribuição de várias associações internacionais que estão lançando o filme simultaneamente em todo o mundo: Canadian Down Syndrome Society, National Down Syndrome Society, Global Down Syndrome Foundation, Down’s Syndrome Association UK, Down Syndrome Australia e New Zealand Down Syndrome Association com a participação de membros da Fundació Catalana Síndrome de Down.

A partir de hoje e até 21 de março, a CoorDown e as redes sociais dos parceiros vão transmitir as experiências reais de pessoas com síndrome de Down e suas famílias de todo o mundo, compartilhando exemplos dos tipos de estereótipos vividos e dos preconceitos que superaram. A tendência #OfCourse viu centenas de milhares de pessoas revelarem os estereótipos que experimentaram em torno de seu trabalho, hobby ou identidade, ao mesmo tempo em que zombavam dessas percepções comuns. Celebridades como Kim Kardashian e Maria Carey já participaram do TikTok, vamos chamar à ação todos aqueles que desejam explicar os estereótipos ligados à sua identidade, talvez até zombando ou satirizando as percepções comuns sobre eles.

A campanha nasce da colaboração com a agência nova-iorquina SMALL e foi produzida pela Indiana Production e dirigida por Rich Lee, com Christopher Probst como diretor de fotografia. A música foi composta e produzida pela Stabbiolo Music.

As hashtags oficiais da campanha são #AssumaQueEuPosso #FimDosEsteriotipos #AssumeThatICan #EndTheStereotypes #WorldDownSyndromeDay #WDSD24.

Madison Tevlin começou sua carreira aos 12 anos, quando seu cover de All of Me, de John Legend, viralizou. Nascida e criada em Toronto, no Canadá, Madison é modelo, advogada e atriz. Seus créditos incluem: Mr. D, Who Do You Think I Am, apresentando o tapete vermelho no Canadian Screen Awards, e seu icônico papel como Cosentino no filme Champions, estrelado por Woody Harrelson e dirigido por Bobby Farrelly. Madison é a primeira pessoa com síndrome de Down a ser indicada ao Canadian Screen Award – Melhor Apresentador, Talk Show ou Entertainment News. Madison é membro da Best Buddies International, desfilou como parte da Knix Confidence Tour, foi a palestrante principal na conferência Dear Mom em Laguna Beach e recebeu o prêmio Quincy Jones Exceptional Advocacy em 2023 da Global Down syndrome Foundation.

Madison adora desafiar mal-entendidos, apresentando sua própria história como uma pessoa que tem paixões e objetivos, e é capaz de muito mais do que as pessoas esperam dela.

Antonella Falugiani, presidente da CoorDown: “Mudar a perspectiva com que abordamos a deficiência é o desafio lançado pela CoorDown para 2024. Um novo marco que abraça a longa jornada feita em 12 anos de compromisso com a promoção dos direitos das pessoas com síndrome de Down com as Campanhas Globais. Decidimos lançar um chamado à ação, que visa envolver toda a sociedade, não apenas a nossa comunidade, porque a deficiência realmente afeta a todos, e todos devem ser capazes de agir para mudar a cultura que produz discriminação. Com a história de “Assuma que eu posso” mostramos como cada um de nós pode contribuir para a inclusão ouvindo e olhando para as pessoas com síndrome de Down, suas necessidades e desejos sem filtros distorcidos. Só assim poderemos derrubar os muros que ainda limitam a vida das pessoas com deficiência intelectual”.

Luca Lorenzini e Luca Pannese, diretores criativos executivos da SMALL New York: «Este ano, queríamos fazer um filme muito diferente dos anos anteriores. Inspirando-nos num discurso que Marta Sodano proferiu nas Nações Unidas há alguns anos, propusemo-nos a dar uma mensagem forte contra o preconceito. Graças às grandes habilidades de atuação e versatilidade de Madison e ao talento do diretor Rich Lee, fizemos um filme cheio de energia que esperamos que ajude a quebrar os estereótipos que ainda restringem os sonhos e planos das pessoas com síndrome de Down”.

Karim Bartoletti, Sócio/MD/Produtor Executivo, Indiana Production: ««Todos os anos, a CoorDown, com seus parceiros criativos e de produção, tenta romper a percepção sobre o mundo das deficiências com uma campanha que pode carregar o peso de uma forte visão criativa que pode lançar uma nova luz sobre estereótipos e preconceitos que fazem parte da vida das pessoas com síndrome de Down – e de todas as deficiências intelectuais como um todo.

Achamos que o insight da campanha foi tão forte que o adotamos em todos os aspectos da produção. “Você acha que eu vou filmar essa campanha como qualquer outro comercial que trata de deficiência?” “Você supõe que não podemos encontrar um ator ou uma atriz que possa carregar o peso de todo o filme em seu ombro?” “Você assume que não podemos fazer com que Rich Lee o dirija e Chris Probst o ilumine?” Se quisermos criar consciência e romper fronteiras através do trabalho que criamos e produzimos, precisamos fazê-lo nós mesmos. Assumimos que podíamos e certamente fizemos, porque isso certamente mostra a originalidade, o poder e a força criativa da campanha do Dia Mundial da Síndrome de Down de Coordown deste ano. Estamos muito orgulhosos de como a campanha “Assuma que posso” é diferente de tudo o que vimos ou fizemos antes.”

O Dia Internacional da Síndrome de Down (DMDD) é um dia internacional de conscientização declarado oficialmente pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2012. Todos estão convidados a comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down para difundir a conscientização e o conhecimento sobre a síndrome de Down, criar uma nova cultura de diversidade e promover o respeito e a inclusão na sociedade para todas as pessoas com síndrome de Down. 

A escolha da data 21/3 não é acidental: a síndrome de Down, também conhecida como Trissomia 21, é caracterizada pela presença de um cromossomo extra – três em vez de dois – no par cromossômico nº 21 dentro das células.

O tema do Dia Internacional deste ano é “Acabem com os estereótipos!” Os estereótipos são prejudiciais: para as pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual, os estereótipos podem impedi-las de serem tratadas como outras pessoas. “Somos tratados como crianças, somos subestimados e excluídos. Às vezes somos muito mal tratados ou até abusados” é o que pessoas reais se relacionam, como Andrew, um jovem da Nova Zelândia, que explica o que aconteceu com ele “Eu trabalhava em uma escola primária. Eu esperava ajudar com os boletins escolares no computador do escritório. Apresentei meu currículo para a recepcionista para mostrar o que posso fazer. Ela me perguntou: “Quem fez isso pra você?” Eu disse a ela que fiz sozinho. Ela não acreditou que eu fiz o currículo e não me deixou ajudá-la“.

COORDOWN ODV

O Coordinamento delle associazioni delle persone con sindrome di Down foi criado em 1987 com o objetivo de promover ações de comunicação compartilhadas entre as várias organizações italianas engajadas na proteção e promoção dos direitos das pessoas com síndrome de Down, e hoje é o órgão oficial de representação interagindo com todas as instituições. Todo segundo domingo de outubro, a CoorDown promove o Dia Nacional da Síndrome de Down e em 21 de março de cada ano o Dia Mundial da Síndrome de Down, produzindo também campanhas de comunicação internacional que ao longo dos anos foram premiadas com até 23 leões de Cannes, dos quais 9 de ouro, no Festival Internacional de Criatividade.

___________________

CRÉDITOS


AGÊNCIA

Agência: SMALL

Diretores Executivos de Criação: Luca Pannese, Luca Lorenzini

Diretor Criativo: Paolo Montanari

Diretor Geral: Alberto Scorticati

Gerente de Contas: Chiara Guadagnini

PRODUTORA

Produtora: Indiana Production S.p.A.

Diretor: Rich Lee

DP: Christopher Probst, ASC

Produção Executiva: Karim Bartoletti

Produtor Sênior: Silvia Bergamaschi

Assistente de Produção: Luca Bettinetti

1º AD: Andrew Coffing

Edição: Luca Angeleri

Música Original: Alessandro Cristofori e Diego Perugini para Stabbiolo Music

Colorista: Danilo Vittori

Pós-Produção de Áudio: Bravagente

Pós Produtor Sênior: Alga Pastorelli

Vídeo Pós Produção: 22 Cães

EMPRESA DE SERVIÇOS ESPANHA

Empresa Prestadora: Vivi Film

Produção Executiva: Carlos Soms

Direção de produção: Nerea Soms

Diretor de Arte: John Blud

Estilista: Cris Urso

___________________

Media Office CoorDown ODV

Paola Amicucci

ufficiostampa@coordown.it

Óleo. +39 345.7549218

W.Courtdown.It

O post Assuma que eu posso apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2024/03/assuma-que-eu-posso/feed/ 0
Cartilha sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência http://www.movimentodown.org.br/2023/10/cartilha-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/ http://www.movimentodown.org.br/2023/10/cartilha-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/#respond Thu, 12 Oct 2023 14:07:24 +0000 http://www.movimentodown.org.br/?p=14016 A Comissão Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) produziu a cartilha “Direitos das Pessoas com Deficiência”. O material conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. O material traz orientações para que as pessoas com deficiência tenham consciência dos seus direitos – à […]

O post Cartilha sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
A Comissão Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) produziu a cartilha “Direitos das Pessoas com Deficiência”.

capa da cartilha

O material conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O material traz orientações para que as pessoas com deficiência tenham consciência dos seus direitos – à saúde, educação, moradia, mobilidade, entre outros – assegurados por leis.

“O objetivo da cartilha é, de fato, servir de apoio para que as pessoas leigas possam fazer valer os seus direitos em uma fila de banco, de supermercado, ou em qualquer outra situação cotidiana, mesmo sem a presença de um advogado”, afirma a secretária da Comissão Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Camilla Varella.

Além disso, o texto também inclui informações sobre os órgãos existentes para a proteção da pessoa com deficiência.

Clique aqui para acessar a cartilha. 

O post Cartilha sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2023/10/cartilha-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/feed/ 0
Síndrome de Down e Autismo http://www.movimentodown.org.br/2023/10/sindrome-de-down-e-autismo/ http://www.movimentodown.org.br/2023/10/sindrome-de-down-e-autismo/#respond Tue, 03 Oct 2023 22:34:10 +0000 https://www.movimentodown.org.br/?p=13993 Diagnóstico Duplo de Transtorno do Espetro do Autismo e Síndrome de Down. Por Patricia Almeida e Paula Ayub O que é transtorno do espectro autista? O transtorno do espectro autista (TEA, ou simplesmente autismo) é um transtorno do desenvolvimento no qual uma pessoa tem dificuldade com a interação social e comunicação, bem como padrões de […]

O post Síndrome de Down e Autismo apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
Diagnóstico Duplo de Transtorno do Espetro do Autismo e Síndrome de Down.

Por Patricia Almeida e Paula Ayub

Jovem com fone abafador de som sentada à mesa em frente de laptop.

O que é transtorno do espectro autista?

O transtorno do espectro autista (TEA, ou simplesmente autismo) é um transtorno do desenvolvimento no qual uma pessoa tem dificuldade com a interação social e comunicação, bem como padrões de comportamentos repetitivos ou restritivos (comportamentos que são limitados em termos de foco, interesses ou atividades de uma pessoa).

O que é o duplo diagnóstico de transtorno do espectro autista e síndrome de Down?

Cerca de 16 a 18 em cada 100 pessoas com síndrome de Down têm TEA. Os médicos acreditam que pode haver ainda mais pessoas com síndrome de Down que também têm TEA por causa do diagnóstico mascarado (quando os comportamentos são atribuídos à síndrome de Down em vez de a outro possível diagnóstico, como o TEA).

Quais sinais de que meu filho com síndrome de Down pode ter TEA?

  1. Dificuldade ou desinteresse na interação social e comunicação (falar menos, pouco contato visual ou evitar colegas).
  2. Comportamentos repetitivos de auto-estimulação ou restritivos, muitas vezes com foco um único. (Balançar as mãos, o corpo, girar ou agitar objetos, alinhar objetos). Esse comportamento também é conhecido como stimming.
  3. Dificuldade com a linguagem expressiva (a fala que expressa necessidades e desejos). Algumas pessoas com TEA não falam e podem usar outras maneiras de se comunicar, como sons, gestos, ou troca de imagens ou dispositivos eletrônicos, como um tablet ou celular – comunicação alternativa ou aumentativa (CAA ver www.isaacbrasil.org)
  4. Aumento ou diminuição da sensibilidade à estimulação, incluindo sons, texturas e toque físico. Sentir indiferença (neutra) à dor também é comum.
  5. Dificuldade com mudanças ou transições

É importante ressaltar que muitas crianças com síndrome de Down sem TEA também apresentam alguns desses comportamentos. A família, professores ou médicos podem suspeitar que seu filho com síndrome de Down também tem TEA se eles tiverem algumas das características acima.

Como o TEA é diagnosticado em pessoas com Síndrome de Down?

O TEA pode ser diagnosticado por meio de uma avaliação formal por um profissional experiente, como um neurologista, psiquiatra (alguém treinado para avaliar e cuidar de pessoas que experimentam desafios com a linguagem, aprendizagem ou compreensão) ou um pediatra do desenvolvimento (um pediatra  treinado para cuidar de  crianças com desafios comportamentais e de aprendizagem). Em pessoas mais velhas, um psiquiatra. Eles podem usar uma variedade de testes e pesquisas para descobrir se seu filho tem TEA.

Comunicação e Apoio

Os princípios fundamentais das intervenções de fala, linguagem e comunicação permanecem os mesmos para todas as crianças que têm síndrome de Down.

Seu filho vai aprender mais fácil com apoio visual, então use objetos, sinais, gestos, figuras, símbolos e palavras escritas, assim como faria com qualquer outra criança que tenha síndrome de Down. Seja possível para seu filho. Use Linguagem Simples. Como todas as crianças, concentre-se em começar com a estratégia mais fácil primeiro e sempre use sinal ou gesto para apoiar a palavra falada:

• Objeto – mais fácil

• Fotografia

• Imagem

• Símbolo

• Palavra escrita – mais difícil

Motivação

Como acontece com todas as crianças, a chave para desenvolver habilidades de comunicação é descobrir qual a motivação da criança. Use as áreas de interesse dela para trabalhar a intenção comunicativa, por exemplo, seu desenho favorito, sua música predileta e assim por diante.

A intenção comunicativa é o uso de gestos, expressões faciais, verbalizações ou palavras escritas para passar uma mensagem.

Existem dois tipos de intencionalidade comunicativa: intencional e não intencional.

A não intencional é a primeira comunicação do bebe. Aquela que ele se expressa sem esperar algo em troca: choro de fome, de frio, de satisfação.

Sempre que a mãe, pai ou cuidador responde à essa comunicação, ele vai aprendendo que sua comunicação tem um significado e vai utilizando, lentamente essa comunicação com intencionalidade.

A  intencionalidade comunicativa intencional é a comunicação deliberada de uma mensagem a uma pessoa, seja por meio de gestos, olhares ou vocalizações. Aqui a criança já aprendeu que sua mensagem tem significado e ela a utiliza para informar algo a alguém.

Ao interagir com seu filho, concentre-se em habilidades de comunicação não verbais e intencionais. Símbolos, dispositivos de saída de voz (aplicativos de comunicação alternativa e aumentativa – CAA – em celulares, tablets), sinais e gestos podem ajudar seu filho a se comunicar, e eles removem a pressão dele ter que usar palavras faladas. Pode inclusive usar Libras, sem medo de que ele não venha a falar por isso. Usar aplicativos também pode oferecer menos resistência e pressão de fala.

Por exemplo, apontar para uma imagem ou usar um dispositivo para geração de voz pode ajudar seu filho a fazer escolhas e expressar suas necessidades. Se você acha que um sistema de comunicação com gerador de voz é adequado ao seu filho, procure apoio especializado em Comunicação Aumentativa e Alternativa (procure profissionais no site www.isaacbrasil.org.br ) e aconselhamento sobre as diferentes opções disponíveis.

O app Matraquinha, 100% nacional, também oferece possibilidades da criança se expressar e fazer pedidos sobre suas necessidades por figuras e palavras.

Pratique – Dê ao seu filho muitas oportunidades de praticar pedir (por exemplo, pedindo ajuda, brincando/pedindo atenção). Praticar fazer pedidos em situações cotidianas ajudará seu filho a entender que ele pode usar suas habilidades em diferentes lugares e contextos.

Sempre que seu filho pedir algo que só você entenda, peça para que ele aponte, ou mostre na figura, ou ainda, que responda que é aquilo mesmo que ele quer apenas com o gesto de ‘positivo’. É importante que ele entenda que ele comunicou algo a alguém e que esse alguém entendeu. A criança precisa sair da não intencionalidade para a intencionalidade mesmo com respostas não verbais.

Ensine seu filho a aprender a esperar enquanto seu pedido é realizado. Você pode levá-lo com você para ver o processo enquanto espera, fazendo a mamadeira, por exemplo, o lanchinho da tarde, etc.

Tente estabelecer o nível de habilidade do seu filho para ouvir e compreender informações (habilidades de linguagem receptiva). Isso vai ajudar a apresentar informações de maneira possível para a criança. Comece com pequenas coisas e significativas: mamadeira, seu brinquedo predileto (dê um nome para ele). É importante que a criança saiba que o que você está dizendo tem um significado. Amplie esse repertório lentamente, com nomes de frutas, cores, o que quiser ensinar. Importante ressaltar que no TEA, o interesse sempre vem em primeiro lugar. Ou seja, o nome do desenho preferido é mais importante que o nome da fruta.  Respeite essa hierarquia.

Ensine novas habilidades ao seu filho em um lugar sem muitas distrações.

Crianças que têm diagnóstico duplo podem facilmente se tornar ansiosas, por isso precisam de rotinas previsíveis.

Você pode usar guias visuais, horários, placas agora/depois e cronômetro visual para marcar o tempo para seu filho entender o que vai acontecer e quando.

Habilidades sociais

As habilidades sociais são uma parte importante da comunicação. As competências sociais são afetadas no diagnóstico duplo das crianças, mas o grau em que são afetadas varia significativamente entre as pessoas. Seu filho pode não ser motivado pela interação social com os outros ou pode ter alguma consciência social e interesse nos outros. Você pode apoiar o desenvolvimento de habilidades sociais:

• Crie oportunidades para seu filho interagir com outras crianças e adultos em diferentes situações sociais.

• Escolha uma habilidade social de cada vez. Por exemplo, compartilhar alguma coisa, ou fazer contato visual, esperar por sua vez, ou reconhecer emoções através de expressões faciais.

Recompense a habilidade social direcionada com o que seu filho achar motivador. Por exemplo adesivos, etc.

• Seja consistente sobre suas expectativas em relação ao seu filho em situações sociais.

• Dê ao seu filho oportunidades de fazer escolhas.

• Ajude os colegas do seu filho a compreender as formas como ele se comunica.

• Facilite encontros lúdicos e interação social com outras crianças, em creches, escolas, clubes, etc. Idealmente com apoio.

• Responda às tentativas do seu filho de ser social; siga seu exemplo.

• Encontre atividades que seu filho possa compartilhar com outras crianças, que não dependam do uso da linguagem expressiva (falar).

• Concentre-se em ensinar habilidades sociais quando seu filho estiver relaxado, não em situações em que possa ficar ansioso.

• Seja explícito. Seu filho pode não captar situações sociais e pistas sociais instintivamente, então ensine:

– Ensine situações do dia a dia que precisam ser aprendidas, por exemplo, usando histórias sociais (explicadas com vídeos, fotos) ou modelando por meio de dramatizações.

• Ensine a mesma habilidade usando um adulto ou criança para explicar a ele uma situação que você propõe.

• Pratique a habilidade em uma situação espontânea e não estruturada.

• Generalize e reforce a habilidade no dia a dia.

• Use comandos verbais, visuais ou físicos, dependendo do que for mais eficaz para seu filho

Comportamento

O comportamento é a forma de comunicação do seu filho. Quando seu filho apresentar um comportamento específico, pense no que ele está tentando lhe dizer.

Todas as crianças beneficiam de:

• Expectativas estabelecidas no nível certo, para que elas sejam desafiadas, mas capazes de ter sucesso.

• Mudança de atividades com a frequência necessária para manter a atenção.

• Utilização de atividades de que gostem, para reforçar e motivar comportamentos adequados e a aprendizagem de novas competências.

• Ter escolhas, para que desenvolvam a capacidade de controlar seu ambiente.

• Estrutura e rotinas familiares.

• Aviso prévio e planejamento para mudanças de atividade, rotina e períodos de transição.

• Uso de linguagem simples e “concreta”.

• Utilização de suporte visual para comunicação.

• Consistência.

O TEA pode trazer ao seu filho, as hiper ou hipo sensibilidades sensoriais. Isso significa que ele pode se incomodar com gritos de criança, latido de cachorro, tosse, palmas, por exemplo, ou um cheiro determinado ou a visão de uma comida que o deixe muito incomodado. Tudo isso pode interferir nas relações sociais. Procure soluções possíveis para ele. Fones para bloquear ruídos, por exemplo, são uma boa saída para quem tem sensibilidade auditiva.

Brincar

Seu filho pode ter pouco interesse em brincar, ou um uso limitado de brinquedos e tipos limitados de brincadeiras (às vezes chamado de “repertório de brincadeiras”).

Brincar é importante para desenvolver a linguagem, a comunicação e as habilidades sociais.

Você pode incentivar o brincar:

• Garanta que os brinquedos correspondam às capacidades e interesses do seu filho.

• Escolha brinquedos que promovam brincadeiras de faz de conta. Por exemplo, um animal de pelúcia, boneco ou panelinhas para modelar o que fazer com esses brinquedos.

• Modele a brincadeira para o seu filho. Por exemplo, empurre um carro de brinquedo e diga: ‘vrum, vrum’, brincadeiras com outras crianças, enfatizando esperar a vez e fazer contato visual, cozinhar em uma cozinha de brinquedo, ou se vestir de herói ou princesa, de acordo com as habilidades e interesses da criança.

• Lembre-se, pequenos brinquedos de faz de conta (como Lego, Playmobil, casa de bonecas e miniaturas) exigem habilidades de jogo mais avançadas do que brinquedos grandes (como bonecos, animais de pelúcia, ou brinquedos realistas como telefone ou copo de brinquedo).

• Encontre colegas com os quais seu filho se sinta confortável. Por exemplo, irmãos ou crianças mais velhas que sabem como facilitar a brincadeira com seu filho, ou mais jovens, com os mesmos interesses que a criança.

• Existem diferentes maneiras de facilitar as amizades entre os pares. A escola pode implementar planos para apoiar amizades da mesma idade (por meio de atividades compartilhadas com colegas). Comece com uma lista de coisas que seu filho gosta de fazer/brincar, planeje que os colegas se envolvam em cada atividade por um curto período de almoço/brincadeira todos os dias (5 – 10 minutos no máximo). Por exemplo, seu filho pode gostar de jogos que envolvem movimento físico, o que pode levar a um longo engajamento e participação. Seu filho pode gostar de pintar, cantar músicas, dançar, brincar de faz de conta. Comece com uma lista do que ela gosta de fazer, para formar uma base para montar jogos que ele poderia participar ativamente com os colegas.

Se o seu filho tem tendências ou comportamentos obsessivos de brincar, você pode usar como recompensas. Por exemplo, incentive a criança a empurrar o carro até você e depois recompense com brinquedo ou item que ele gosta. Se o seu filho sabe entender os horários visuais, você pode mostrar o que vai acontecer e quando ele pode esperar a recompensa.

É importante que a escola e os colegas saibam que seu filho pode sentir as coisas de maneira diferente e essa informação colabora para que a relação evolua.

Linguagem corporal

• Exagere a sua própria linguagem corporal. Por exemplo, capriche na dramatização quando diz ao seu filho que você está cansado, ou entediado.

Observe junto com seu filho a linguagem corporal de outras pessoas. Por exemplo, quando está na rua ou vendo um programa de TV favorito, faça uma pausa quando houver uma linguagem corporal óbvia e veja se seu filho pode identificá-la falando, fazendo sinal ou mostrando uma imagem.

• Faça um livro ilustrado de linguagem corporal, usando fotografias de seu filho ou familiar. Crie o livro junto com ele e fale sobre como as pessoas usam a linguagem corporal para expressar seus sentimentos.

• Dramatização.

• Use histórias sociais para diferentes tipos de linguagem corporal.

Mais informações sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa

www.isaacbrasil.org.br

Mais informações sobre Linguagem Simples

@guiasimplesassim

Mais informações sobre autismo

Abraça

Canal Autismo

Adaptado de:

https://www.massgeneral.org/children/down-syndrome/down-syndrome-and-autism-spectrum-disorder-what-you-need-to-know
https://www.downs-syndrome.org.uk/our-work/services-projects/education-project/#ComplexNeeds
Síndrome de Down e Autismo

O post Síndrome de Down e Autismo apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2023/10/sindrome-de-down-e-autismo/feed/ 0
Simples Assim – comunique com todo mundo http://www.movimentodown.org.br/2023/07/simples-assim-comunique-com-todo-mundo/ http://www.movimentodown.org.br/2023/07/simples-assim-comunique-com-todo-mundo/#respond Thu, 06 Jul 2023 16:35:53 +0000 http://www.movimentodown.org.br/?p=13957 Quer aprender a criar Linguagem Simples em Linguagem Simples? O Guia Simples Assim traz informações sobre Texto Simples, Desenho Simples e Validação para que mais pessoas entendam a sua mensagem. A Linguagem Simples é um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual e dificuldade de leitura garantido pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas […]

O post Simples Assim – comunique com todo mundo apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
Quer aprender a criar Linguagem Simples em Linguagem Simples? O Guia Simples Assim traz informações sobre Texto Simples, Desenho Simples e Validação para que mais pessoas entendam a sua mensagem.

A Linguagem Simples é um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual e dificuldade de leitura garantido pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão.

A pedido do Brasil, a Assembleia Geral da ONU aprovou resolução para disseminação da Linguagem Simples.

O Guia Simples Assim ensina as principais diretrizes desta ferramenta que tem como principal princípio a validação – o público foco precisa verificar se compreende a mensagem.

Baixe o Guia elaborado sob coordenação de Patricia Almeida.

O post Simples Assim – comunique com todo mundo apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2023/07/simples-assim-comunique-com-todo-mundo/feed/ 0
Eu Me Protejo – prevenção à violência http://www.movimentodown.org.br/2023/07/eu-me-protejo-prevencao-a-violencia/ http://www.movimentodown.org.br/2023/07/eu-me-protejo-prevencao-a-violencia/#respond Thu, 06 Jul 2023 15:36:52 +0000 http://www.movimentodown.org.br/?p=13953 O projeto Eu me Protejo foi criado para uma menina com síndrome de Down entender quais eram as partes íntimas do corpo, que ninguém podia tocar nela, as situações de risco e o que fazer caso algo assim acontecesse. Elaborada em Linguagem Simples, com ilustrações autoexplicativas, a revista é um exemplo de desenho universal para […]

O post Eu Me Protejo – prevenção à violência apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
logo eu me protejo

O projeto Eu me Protejo foi criado para uma menina com síndrome de Down entender quais eram as partes íntimas do corpo, que ninguém podia tocar nela, as situações de risco e o que fazer caso algo assim acontecesse.

Elaborada em Linguagem Simples, com ilustrações autoexplicativas, a revista é um exemplo de desenho universal para educação, podendo ser usada por crianças com e sem deficiência que ficam fortalecidas com as informações para proteção do próprio corpo de diversas formas de violência.

Além da revistinha, uma cartilha para ser usada nas escolas, jogos, músicas, teatro de fantoches, dão instrumentos para ajudar famílias e educadores com esta conversa que pode salvar vidas!

Todo conteúdo do Eu Me Protejo é gratuito e pode ser baixado no site www.eumeprotejo.com

Siga o projeto, que já ganhou vários prêmios e tem apoio institucional da Sociedade Brasileira de Pediatria no Instagram @eumeprotejobrasil

O post Eu Me Protejo – prevenção à violência apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2023/07/eu-me-protejo-prevencao-a-violencia/feed/ 0
Desculpas ridículas para não ser inclusivo http://www.movimentodown.org.br/2023/03/desculpas-ridiculas/ http://www.movimentodown.org.br/2023/03/desculpas-ridiculas/#respond Tue, 14 Mar 2023 21:18:17 +0000 https://www.movimentodown.org.br/?p=13945 21 DE MARÇO DE 2023 – DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN DESCULPAS RIDÍCULAS PARA NÃO SER INCLUSIVO Não há mais desculpas aceitáveis para discriminar! Crianças, adolescentes e homens e mulheres que têm síndrome de Down compartilham episódios reais de discriminação e capacitismo. VEJA O VÍDEO Para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2023, […]

O post Desculpas ridículas para não ser inclusivo apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>

21 DE MARÇO DE 2023 – DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

DESCULPAS RIDÍCULAS PARA NÃO SER INCLUSIVO

Não há mais desculpas aceitáveis para discriminar!

Crianças, adolescentes e homens e mulheres que têm síndrome de Down compartilham episódios reais de discriminação e capacitismo.

VEJA O VÍDEO

Para o Dia Internacional da Síndrome de Down 2023, a CoorDown apresenta RIDÍCULOS EXCUSES TO NOT BE INCLUSIVE, a campanha internacional de conscientização criada em colaboração com a
SMALL NY e o TikTok.

Em um mundo cada vez mais atento à inclusão, ainda há aqueles que usam desculpas ridículas para não ser inclusivo. No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março de  2023, a CoorDown – Coordenação Nacional de Associações de Pessoas com Síndrome de Down, da Itália – lança a campanha internacional de conscientização “DESCULPAS RIDÍCULAS PARA NÃO SER INCLUSIVO”, PARA AFIRMAR O DIREITO À PLENA PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LIVRES DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E CAPACITISMO.

Nos últimos meses, com a ajuda de associações de todo o mundo, a CoorDown tem perguntado às pessoas com síndrome de Down e suas famílias que desculpas ouviram para serem excluídas da educação, esportes, empregos e outras oportunidades. Algumas dessas desculpas eram tão incrivelmente ridículas que mereciam ser devidamente expostas. É daí que vem a inspiração do filme: em um tom de voz cômico, mas amargo, ele conta precisamente as desculpas mais usadas para negar acesso e espaço legítimo a pessoas com deficiência.  Ilustra, em cinco cenas, episódios de capacitismo cotidiano, de ser excluído de viagens de classe, no local de trabalho, na escola, praticando esportes, em colônias de férias e na comunidade em geral.

  1. “Não é sua culpa, somos nós que não estamos preparados para levá-lo na excursão!”
  2. “Já temos uma criança como você no grupo”
  3. “Não temos cadeiras suficientes para convidá-la para a reunião”
  4. “Encerramos as inscrições há dez minutos!”

Estas são algumas das desculpas ridículas dadas, desculpas que negam às pessoas que têm síndrome de Down a chance de participar plenamente.

Mas não há desculpas aceitáveis para não ser inclusivo.

Nos próximos dias, até 21 de março, o canal TikTok da CoorDown contará com depoimentos reais de pessoas que têm síndrome de Down e suas famílias de todo o mundo e as desculpas ridículas que tiveram que ouvir. Para isso, os usuários do TikTok adicionarão suas histórias inspiradas no jingle da campanha e em um adesivo especialmente criado, além da hashtag oficial #RidiculousExcuses.

Em quase duas décadas desde a sua criação, a CoorDown testemunhou muitas conquistas em termos de direitos e inclusão, mas as pessoas com síndrome de Down ainda enfrentam episódios de discriminação e exclusão todos os dias. As pessoas com deficiência intelectual, de fato, ainda precisam lutar por um lugar na escola, nas colônias de férias, nos esportes, no local de trabalho e na vida social.

A exclusão hoje quase nunca é direta e explícita; desculpas ridículas são muitas vezes feitas para esconder uma verdade mais dura e uma atitude discriminatória. As pessoas com deficiência estão sistematicamente em desvantagem em todas as áreas de suas vidas devido a um mecanismo envolvente, traiçoeiro e invisível que é “normalizado”, chamado de capacitismo estrutural.

Capacitismo é uma palavra com um significado amplo que diz respeito às normas, ao senso comum muitas vezes inconscientes e não reconhecidas, e aos códigos que moldam nossas ideias e representações sobre a deficiência. Falar sobre capacitismo visa expor como a discriminação é uma questão transversal que também afeta pessoas com outras deficiências ou neurodiversidade, mas não só essas. pessoas. Também é necessário chamar a atenção para outros tipos de diversidade e grupos sociais desfavorecidos que experimentam os mesmos problemas.

O filme “Ridiculous Excuses” estará disponível exclusivamente no canal TikTok da CoorDown no dia do lançamento e depois se espalhará por todas as plataformas da organização.  A campanha é uma colaboração com a agência SMALL New York e foi produzida pela Indiana Production e Tinygiant e dirigida por Stoney Sharp. A música foi composta e produzida pela Stabbiolo Music. 

A campanha internacional deste ano foi novamente produzida com contribuições de várias associações internacionais, incluindo a Down’s Syndrome Association (Reino Unido), a Down Syndrome Australia, a Global Down Syndrome Foundation, a New Zealand Down Syndrome Association, a Best Buddies International, a National Down Syndrome Society, o Karachi Down Syndrome Program e com o patrocínio da DSi – Down Syndrome International.

As hashtags oficiais da campanha #RidiculousExcuses #WorldDownSyndromeDay #WDSD23.

Antonella Falugiani, presidente da CoorDown ODV: Com esta campanha global, tocamos em uma questão que diz respeito a cada um de nós: nomear e tornar visível um fenômeno que as pessoas com síndrome de Down e seus pais, irmãos, irmãs e cuidadores experimentam diariamente. Podem parecer pequenos acontecimentos, mas, na realidade, são verdadeiras discriminações, muitas vezes feitas com um sorriso que, no entanto, marcam a vida e o coração de quem as sofre. Chegou a hora de derrubar esse muro também e expor as falsas “boas intenções” daqueles que, por preguiça ou falta de compreensão, ainda excluem as pessoas com deficiência intelectual. Com esta campanha, daremos espaço e voz a meninos, meninas, crianças e adultos com suas famílias, que nos dirão quantas desculpas ridículas tiveram que ouvir e como reagiram para afirmar seu direito de participar e decidir sobre todos os aspectos de suas vidas. ” 

Luca Lorenzini e Luca Pannese, Diretores Criativos Executivos da SMALL New York: “Estamos muito felizes em fazer parceria com a CoorDown novamente para o Dia Internacional da Síndrome de Down. Quando ouvimos que tipo de desculpas as pessoas com síndrome de Down e suas famílias estavam recebendo por serem excluídas, dissemos que essas desculpas mereciam ser trazidas à tona e ridicularizadas. Com nossos amigos da Stabbiolo, criamos um jingle que enfatizaria o quão absurdos esses argumentos realmente eram. Não seria bom se todos aqueles que são discriminados aprendessem este jingle e o cantassem como resposta àqueles que, com um sorriso, inventam desculpas para a exclusão? Não seria bom se as pessoas com síndrome de Down aprendessem, sim, mas também as pessoas com outras deficiências, ou qualquer outra pessoa que seja discriminada?

Giacomo Lev Mannheimer, Chefe de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Sul da Europa, TikTok: “Muitas vezes experimentamos como os criadores de nossa comunidade, através de sua originalidade, conseguem superar barreiras linguísticas, culturais e sociais, criando consciência e posições sobre questões que são tabu, nicho ou não particularmente “legais”. Seu sucesso demonstra como a autenticidade pode ser um veículo incrível para campanhas de conscientização: um megafone global, bem como um catalisador para envolver e fazer milhões de pessoas pensarem sobre questões socialmente indispensáveis. Tudo a partir de histórias da vida cotidiana “extraordinária”. Dada essa semelhança de propósito e mundos, estamos entusiasmados em abraçar o projeto da CoorDown: a campanha é inovadora e tocante, e mal podemos esperar para ver o que a comunidade criará e o impacto positivo que as histórias compartilhadas gerarão.

Karim Bartoletti, Sócio/MD/Produtor Executivo, Indiana Production: «É uma honra para mim apoiar e fazer parte da Campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down e colaborar com a Coordown e a agência criativa SMALL, não só pela causa que apoiamos há quatro anos, mas também pela parceria entre o Cliente,  a Agência e Nós, que se consolidou a cada ano em uma equipe única e unida. Este ano, a visão e a estratégia de comunicação exigiram que criássemos um projeto de produção que se inspirasse em um certo tipo de iconografia baseada na TV, de modo a permitir que as verdadeiras “desculpas ridículas” que encenamos como esquetes cômicas impactassem nosso público de maneira mais forte, mais clara e mais verdadeira, através de um jingle e um logotipo típico de um certo tipo de comédia baseada em sitcom e televisão que adiciona um sublinhado agridoce ao ridículo de a desculpa que acabámos de ouvir. Esta iconografia de sitcom americana da qual nos inspiramos, necessariamente nos levou a produzir o projeto nos EUA, confiando a direção da campanha a um diretor de comédia / autor do calibre de Stoney Sharp, que trouxemos a bordo graças ao esforço da produtora Tinygiant, com sede em Nova York. Acredito que as situações perfeitamente construídas em que colocamos um elenco cuidadosamente escolhido de atores, permitiram que o tratamento direcional da criatividade explodisse em uma campanha altamente impactante e, esperançosamente, muito bem-sucedida para pessoas com Síndrome de Down e com deficiência que certamente apoiaremos todos os anos através da atividade de advocacy de nossas produções.”

O Dia Internacional da Síndrome de Down (WDSD) é um evento global – criado pela Down Syndrome International e oficialmente sancionado por uma resolução da ONU – projetado para difundir a conscientização e o conhecimento sobre a síndrome de Down, criar uma nova cultura de diversidade e promover o respeito e a inclusão na sociedade para todas as pessoas com síndrome de Down. A escolha da data 21/3 não é acidental: a síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é caracterizada pela presença de um cromossomo extra – três em vez de dois – no par cromossômico nº 21 dentro das células.  O tema do Dia Internacional deste ano é “Conosco, não por nós” e  pretende chamar a atenção para um dos direitos muitas vezes negligenciados no debate e nas políticas de inclusão. Com efeito, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência apela à participação plena e efetiva das pessoas com deficiência, cada uma com o direito de ser tratada de forma igual e de ter as mesmas oportunidades que todas as outras, trabalhando em conjunto com outras pessoas para melhorar as suas vidas. Às vezes, no entanto, persiste a ideia de que as pessoas com síndrome de Down são “objetos de caridade e solidariedade”, merecedoras de pena e apoio de outros, que fazem ações ou campanhas “para” elas e não “com” elas. As pessoas com deficiência devem poder exercer a liberdade de fazer as suas próprias escolhas e devem receber um apoio total e eficaz sobre o qual possam ter controlo. No Dia Internacional da Síndrome de Down, todas as organizações de pessoas com deficiência exigirão ser incluídas nos processos de tomada de decisão das instituições nacionais e internacionais e ter representação.

COORDOWN ODV

O Coordinamento delle associazioni delle persone con sindrome di Down  foi criado em 1987 com o objetivo de promover a comunicação entre as várias organizações italianas envolvidas na proteção e promoção dos direitos das pessoas que têm síndrome de Down, e hoje é o órgão oficial de representação que interage com todas as instituições. Todos os segundos domingos de outubro, a CoorDown promove o Dia Nacional  da Síndrome de Down e em 21 de março de cada ano o Dia Mundial da Síndrome de Down, também produzindo campanhas de comunicação internacionais que ao longo dos anos foram premiadas com até 22 leões de Cannes, dos quais 9 de ouro, no Festival Internacional de Criatividade.

CREDITS

Agency: SMALL
Executive Creative Directors:
Luca Pannese, Luca Lorenzini

Creative Director: Fabio Tridenti

Production Company: Indiana Production 

Partner/MD/Executive Producer: Karim Bartoletti

Senior Producer: Lilli Auteri

Director: Stoney Sharp

DP: Joe Gabriel
Co-Production Company NY: Tinygiant

Founder/Executive Producer NY: Veronica Diaferia 

Partner/Executive Producer NY: Sara Eolin

Line Producer NY: Neil Champagne

1st AD: Mark Kaufmann

2nd AD: Cody Maher

Editor: Luca Angeleri

Supporting Editor: Simone Moraca 

Senior Post Producer: Alga Pastorelli

Colorist: Claudio Beltrami

Motion design & Compositing: Sincromie

Post Production Audio: Bravagente

Compositing: Alessandro Canu

Original Music: Stabbiolo Music – Alessandro Cristofori, Diego Perugini and Guido Pietrella Vocals: James Wertts, Lara Karuna, Aurion, Eugene van Hemert, Nadia Guelfi, Daria Tanasenko, Andrea Castellana

Press Office CoorDown ODV:

Paola Amicucci +39 345.7549218

ufficiostampa@coordown.it

www.coordown.it

O post Desculpas ridículas para não ser inclusivo apareceu primeiro em Movimento Down.

]]>
http://www.movimentodown.org.br/2023/03/desculpas-ridiculas/feed/ 0