Em geral, o bebê já fala as primeiras sílabas, como “da-da” e “ma-ma”. Ele já ensaia conversas e imita sons. Nesta etapa, ele também pode responder a palavras e instruções verbais familiares, seja através de sons ou de gestos.
É possível que o bebê comece a compreender quando lhe dizem “não”. Além disso, algumas crianças já reconhecem partes do próprio corpo – quando, por exemplo, alguém pergunta onde está o seu nariz ou a sua boca, elas apontam para as partes correspondentes.
Em alguns casos, as crianças já começam a dizer suas primeiras palavras e a tagarelar, querendo dizer alguma coisa. No entanto, é importante destacar que cada bebê tem o seu tempo de fala – normalmente, as crianças com síndrome de Down podem demorar até três anos para dizer suas primeiras palavras.
Desenvolvimento sócio-emocional
O bebê já aceita receber alimentos sólidos. Além disso, ele já é capaz de se alimentar sozinho com biscoitos e participar de brincadeiras simples. Aos 15 meses, em média, ele pode levantar braços e pernas quando alguém troca a sua roupa.
Desenvolvimento motor
Além de agarrar objetos próximos, o bebê já pode balançá-los e deve ser capaz de sentar sozinho. Muitos bebês já conseguem ficar em pé sozinhos após completarem
o primeiro ano de vida (alguns inclusive já começam a andar). Eles também podem participar da brincadeira de esconde-esconde mexendo a cabeça para retirar uma toalha ou outro pano utilizado para tampar seus olhos.
O bebê também procura com os olhos objetos que tenham desaparecido de seu campo visual e pode encontrá-los se eles estiverem escondidos debaixo de um pano próximo, por exemplo.
Ele desiste de um objeto para pegar outro e já troca um mesmo objeto de uma mão para a outra – pode inclusive utilizar o dedo indicador para explorar sua superfície. Além disso, ele pode bater palmas, imitar movimentos, balançar o chocalho para emitir sons, puxar a cordinha para segurar alguns brinquedos e abrir uma caixa para pegar um brinquedo que esteja dentro dela.
Ao brincar com uma bola, o bebê se diverte rolando e pegando o objeto. Se receber um giz de cera ou lápis colorido, ele poderá começar a fazer marcas no papel, imitando rabiscos. Além disso, é indicado que ele comece a tentar utilizar brinquedos simples, como dois cubos para a construção de uma torre.
Vídeos de estimulação para bebês com mais de 1 ano