A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, adotada pelo MEC em 2008, determina que todas as crianças e adolescentes com deficiência têm direito à educação em escolas regulares. Para conhecer de perto experiências que têm dado certo e mostrar que é possível construir uma escola para todos, o Movimento Down, em parceria com o Instituto Helena Antipoff, realizará uma pesquisa sobre a educação inclusiva em escolas públicas do Rio de Janeiro.
O levantamento será realizado por meio de visitas a dez escolas do município do Rio de Janeiro que apresentam resultados significativos no processo de inclusão de pessoas com síndrome de Down em todas as etapas de aprendizagem, desde a Educação Infantil até o EJA – Ensino de Jovens e Adultos.
Com o apoio de uma consultoria especializada em Educação, o projeto pretende analisar questões como a adaptação dos materiais escolares, a sociabilidade entre alunos com e sem deficiência e a avaliação do desempenho escolar. Após a visita às escolas, será desenvolvida uma cartilha com o relato sobre as experiências e uma sistematização com as principais soluções encontradas pelas instituições para oferecer uma educação verdadeiramente inclusiva e de qualidade.