Toda comunicação de duplo sentido (mão dupla) depende de turnos: do fato de que existe um falante e um ouvinte e eles vão inverter papéis. A maneira de favorecer o desenvolvimento desta habilidade é criar e modelar oportunidades de comunicação em turnos. Quando o bebê produzir sons, imite seus sons. Podem ser gritos ou sons de alegria, ou qualquer outro, e provavelmente não serão sons de fala reconhecíveis ou palavras, até mais tarde. Então espere e dê ao seu bebê tempo para a sua vez, ou seja, para produzir mais sons.
Se ele dá uma batidinha em sua cadeira de comer ou no berço, bata também e dê a ele a vez de bater de novo. Com crianças de 1 ou 2 anos de idade, você pode tocar um sino ou sacudir um chocalho, e então dar o instrumento à criança para que toque.Você também pode rolar uma bola entre vocês.
Várias brincadeiras infantis (como cobrir o rosto com um pano e tirar falando “Achou!”) levam à alternância de turnos comunicativos (Kumin, 1994). Com crianças mais velhas, você pode fazer bolhas de sabão ou jogar jogos de baralho ou tabuleiro, onde cada um tem sua vez de jogar. É indicado definir os turnos: a vez do bebê, a vez da mamãe, a vez do papai. Vá aos poucos, até que a criança possa tomar sua vez, independentemente.