Crianças com SD respondem a ambientes sociais (Roizen, 2001). A maior parte das primeiras tentativas de comunicação são não-verbais e interativas; são expressões faciais, sorrisos, movimentos corporais como apontar, sons como gorjeio, risos, choro, resmungos.
A comunicação social primária geralmente consiste em gestos e movimentos corporais que são usados para interagir com os outros. Acenar “oi” e “tchau”, jogar beijos, e sacudir a cabeça para sim e não, são exemplos de comunicação social. O aspecto motivador nestas tentativas de comunicação é que elas são facilmente entendidas pela maioria das pessoas. Assim, quando a criança acena um tchau, consegue uma entusiástica resposta de todos que a cercam.
Requisitando/protestando
A qualquer momento, um bebê pode ter diferentes razões para se comunicar. A razão mais comum é para pedir algo. Ele pode estar chorando para requisitar ou para recusar sua mamadeira, ou estender seus braços para você porque quer que você continue fazendo caretas engraçadas. Ele pode esticar seus braços para ser tirado do berço, ou pode emitir sons de satisfação quando estiver seco e aquecido após tomar sua mamadeira e ter suas fraldas trocadas.
Como um bebê protesta? Ele chora ou flexiona o corpo e tenta afastar algo? Por que ele protesta? Ele prefere calor, e afasta coisas frias? Ele protesta na hora do banho? Uma das coisas que estamos procurando saber é se certas massagens corporais são desconfortáveis. É possível que ele esteja tendo dificuldades em processar alguns tipos de sensações, e isto pode ser trabalhado através da terapia de integração sensorial. Protestar capacita, dá poderes à criança. Responder aos protestos do bebê ajuda a promover a intenção comunicativa.