O método TheraSuit consiste em um programa intensivo de fisioterapia criado para potencializar o ganho de habilidades motoras, consciência corporal, resistência e equilíbrio. O tratamento é elaborado de acordo com as dificuldades de cada paciente e busca resultados a curto prazo.
O TheraSuit foi desenvolvido e patenteado pelos fisioterapeutas Isabela e Richard Koscielny, de Michigan, nos Estados Unidos. O casal adaptou uma ideia da Nasa, que começou a utilizar uma espécie de vestimenta composta por cordas elásticas chamada pinguin suit para resistir aos movimentos realizados pelos astronautas e imitar os efeitos da gravidade.
Como funciona?
Em geral, o treinamento tem a duração de três ou quatro semanas, com sessões diárias de três horas. Entre os aparelhos utilizados pelo fisioterapeuta, estão a gaiola (unidade de terapia universal), que utiliza um sistema de pesos e polias para eliminar a ação da gravidade, e a veste com as cordas elásticas. A veste ajuda a gerar estabilidade e facilita a adequação da postura e o aprendizado dos movimentos funcionais.
Durante as sessões, a criança pratica os padrões de movimento correto com várias repetições. Os especialistas acreditam que esta repetição intensa é fundamental para ajudar indivíduos que apresentam dificuldades neuromusculares, como as pessoas com síndrome de Down, a desenvolver novas habilidades motoras.
Quem pode ajudar?
O método exige infraestrutura adequada e é aplicado apenas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais especializados, por isso ainda está disponível em poucas clínicas no Brasil.