Dicas para se tornar um parceiro da criança e desenvolver sua comunicação

capa do livro play to talk. mae e filho abracados sorrindo.

O americano, Dr James Macdonald, é psicólogo, fonoaudiólogo e professor com mais de 50 anos de experiência. Ele é o autor do livro Play to Talk (Brincar para Falar), apenas disponível em inglês. Abaixo, resumimos dicas do Dr MacDonald para desenvolver a comunicação de crianças com atraso na linguagem. 

Como as pessoas presentes na vida da criança – mães, pais, irmãos, professores, e outros podem se tornar parceiros da comunicação e ajudá-la a se comunicar e socializar. Seu filho vai aprender mais quando você equilibrar a troca nas interações e comunicações, dando o mesmo que recebe.

EQUILÍBRIO

  1. Interaja ou se comunique apenas tanto quanto a criança.
  2. Alterne a vez com a criança.
  3. Espere, mostrando interesse, quando for a vez da criança falar.
  4. Incentive a criança a se revezar.

IGUALE-SE

  1. Seu filho vai aprender mais quando você agir e se comunicar de maneiras que ele ou ela possa fazer.
  2. Brinque da maneira que seu filho brinca.
  3. Mostre à criança, quando necessário, um próximo passo em qualquer coisa que ele ou ela faça.
  4. Comunique-se de maneiras que seu filho possa se comunicar.
  5. Siga a regra: agir como seu filho – mais um – o que significa mostrar um próximo passo.
  6. Interaja com o que seu filho está fazendo no momento.

RESPONDA

  1. Responda à brincadeira da criança.
  2. Responda às ações da criança.
  3. Responda à comunicação da criança.
  4. Responda e mostre à criança a próxima etapa (quando necessário).

DIVIDA O CONTROLE

  1. Controle as interações só a metade do tempo.
  2. Permita que a criança tenha o controle a outra metade do tempo.
  3. Limite perguntas e comandos a uma a cada cinco interações.
  4. Dê à criança tempo suficiente para interagir – espere, mostrando interesse, que a criança use a sua vez espontaneamente.

SEJA PARCEIRO E DEMONSTRE SEU ENVOLVIMENTO EMOCIONAL

  1. Certifique-se de que a criança está desfrutando o tempo que passam juntos.
  2. Mostre afeto e encorajamento.
  3. Evite críticas e julgamento.
  4. Faça o aprendizado lúdico e gratificante para a criança.
  5. Leia as emoções da criança de forma eficaz.
  6. Certifique-se de que você está aproveitando o tempo com seu filho.

Dr James MacDonald – Communicating Partners

http://jamesdmacdonald.org/Articles/MacDonaldStart.html

Livro: Play to Talk – https://www.amazon.com/Play-Talk-Practical-Late-Talking-Conversation/dp/0978832027