Menino com síndrome de Down vira modelo de gigante britânica do varejo

Em um esforço para aumentar a diversidade de suas campanhas, a maior loja de departamento britânica contratou um menino com síndrome de Down para promover sua linha de roupas infantis.

A campanha da gigante do varejo Marks & Spencer, que tem mais de 700 lojas espalhadas pela Grã-Bretanha, além de ter presença em outros 40 países, surgiu a partir da sugestão da mãe do novo garoto-propaganda da loja, Seb, de 4 anos. Caroline White, da cidade de Bath, reclamou sobre a falta de diversidade nas propagandas que anunciam roupas e outros produtos para crianças na TV, em revistas e outdoors.

Segundo ela, essa homogenização das campanhas publicitárias pode contribuir para aumentar o sentimento de isolamento de famílias que têm um filho com síndrome de Down. “Não sabíamos que Seb tinha síndrome de Down quando ele nasceu, e foi uma época muito assustadora, porque não estávamos preparados”, diz Caroline. “Me lembro de ver todos aqueles anúncios na TV com famílias e crianças, e não havia ninguém diferente, todo mundo era perfeito. Tudo isso só aumentou meu sentimento de isolamento e medo.”

Uniformes

Segundo White, recentemente, quando Sebastian entrou na escola e ela teve de comprar uniformes para o filho, novamente lhe chamou a atenção a falta de diversidade nas campanhas publicitárias. Foi por isso que ela fez a sugestão à Marks & Spencer, para que houvesse uma mudança na padronização dos modelos da loja – o que resultou na contratação de seu filho como garoto-propaganda. “Espero que as pessoas percebam que vivemos como qualquer outra família. Seb canta, dança, encanta todo mundo”, afirma Caroline. “Não quero que pensem que é uma tragédia (ter um filho com síndrome de Down), porque a realidade está muito longe disso”, completa.

Crédito da foto: BBC
Fonte: BBC

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