Eles são carismáticos, fofinhos e adoram posar para as câmeras: a inglesa Natalia Goleniowski, de cinco anos e os americanos Ryan Langston, de seis, e Valentina Guerreiro, de apenas dez meses, fazem sucesso como modelos em campanhas publicitárias.
Os três têm síndrome de Down e são um exemplo do sucesso da chamada publicidade inclusiva, que traz a diversidade para uma área caracterizada por divulgar imagens idealizadas do que seria a “perfeição”.
A inglesa Natalia Goleniowski foi “descoberta” enquanto estava de férias com a família na Jamaica. Um fotógrafo ficou encantado com a fotogenia da menina, que adorou fazer pose para a câmera. A mãe decidiu enviar fotos de Nathy, como a menina é conhecida, para duas lojas de roupa infantil. Ambas se interessaram por estampar a imagem da modelo mirim em seus catálogos deste ano.
O reconhecimento é mais uma vitória de Natalia, que passou por muitas dificuldades logo após o parto. A menina nasceu com um grave problema cardíaco e, segundo os médicos, não desenvolveria a capacidade da andar e de falar. Aos dois anos, teve um quadro grave de pneumonia e foi submetida a uma cirurgia de peito aberto. “Quando a Natty nasceu, não sabíamos se ela ia sobreviver, muito menos andar ou falar corretamente. Esse é um sonho que se tornou realidade. Ela adora estar na frente das câmeras”.
Dono de um sorriso encantador e muita simpatia, Ryan Langston começou a carreira de modelo aos três anos. O menino chamou a atenção da mídia internacional em janeiro de 2012 ao estrelar a campanha da Target, uma cadeia americana de lojas de departamento. “Ele é um lindo garotinho com um brilho especial, acho que é isso que as pessoas estão vendo”, afirmou a mãe do menino, Amanda Langston, em entrevista à NBC Nightly News.
A mais nova estrelinha da publicidade inclusiva é Valentina Guerreiro, que mora em Miami, nos Estados Unidos. Aos dez meses, ela está na capa do catálogo de verão da grife de moda praia Dolores Cortes. De acordo com o site do jornal Daily News, a pequena fez sua estreia na passarela na última semana durante o Miami Swin Fasion Week e foi levada pela própria Dolores Cortes.
A estilista afirmou em um comunicado que as pessoas com síndrome de Down são tão bonitas quanto as outras e merecem as mesmas oportunidades. “Estou emocionada por ter a Valentina conosco”, disse Dolores, que pretende doar 10% dos lucros obtidos com a venda das roupas para a Associação de Crianças com Síndrome de Down de Miami.